COBRANÇA DE DADOS

Alexandre de Moraes cobra dados do 1º turno em relatório de urnas apresentado pelo PL

Dados apresentados pelo PL ao contestar votos de urnas levam em conta apenas dados do segundo turno. O presidente do TSE deu o prazo de 24 horas para que o partido apresente dados que englobem o resultado do primeiro turno

acritica.com
online@acritica.com
22/11/2022 às 16:27.
Atualizado em 22/11/2022 às 16:29

Após apresentação de relatório por parte do Partido Liberal (PL) do presidente Jair Bolsonaro com contestações de urnas no 2º turno da eleição presidencial de 2022, o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu o prazo de 24 horas para que o partido apresente dados que englobem o resultado do primeiro turno.

Ainda nesta terça-feira (22), o partido do presidente Jair Bolsonaro apresentou uma representação pedindo a invalidação de votos nas eleições, mas somente na disputa presidencial, que deu vitória da Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O PL elegeu 99 parlamentares no primeiro turno.

Segundo Moraes, os mesmos equipamentos questionados pelo PL também foram usados no primeiro turno e, por isso, o questionamento ao funcionamento das urnas também deve incluir o primeiro turno. O ministro deu prazo de 24 horas para o PL enviar as informações sob pena da ação ser indeferida no tribunal.

"As urnas eletrônicas apontadas na petição inicial foram utilizadas tanto no primeiro turno, quanto no segundo turno das eleições de 2022. Assim, sob pena de indeferimento da inicial, deve a autora aditar a petição inicial para que o pedido abranja ambos os turnos das eleições, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas", disse o ministro.

O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, anunciou em coletiva de imprensa que o partido questionou no TSE uma suposta falha nos chamados "logs de urnas" — registros com dados dos equipamentos — em cinco dos seis modelos de urnas usados na votação, referente a modelos de urnas anteriores ao ano de 2020. 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por