Panorama

Amazonas tem 3,9 milhões de habitantes, aponta prévia do Censo 2022

Dado foi calculado com base nos questionários do Censo 2022 respondidos até o dia 25 de dezembro

acritica.com
online@acritica.com
28/12/2022 às 15:29.
Atualizado em 28/12/2022 às 15:29

(Foto: Divulgação)

O IBGE entregou, nesta quarta-feira (28 de dezembro), ao Tribunal de Contas da União (TCU), a Prévia da população dos municípios, com base nos dados do Censo Demográfico 2022, coletados até o dia 25 de dezembro de 2022. A prévia da população mostra que o Brasil chegou a 207.750.291 milhões de habitantes este ano; o Amazonas, a 3.952.262, e Manaus alcançou 2.054.731 milhões de habitantes. A lista da prévia de população calculada para os demais municípios pode ser acessada no site do IBGE. Independente da prévia da população divulgada, o Censo 2022 segue em campo, realizando coletas desde 1º de agosto e continuará durante o mês de janeiro de 2023. 

Destaques

Dado foi calculado com base nos questionários do Censo 2022 respondidos até o dia 25 de dezembro e utiliza o resultado prévio nos municípios onde a coleta já havia terminado e uma combinação de dados coletados e estimativas para os demais municípios.

As informações divulgadas foram entregues ao TCU para o cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A tabela com a população estimada para cada município será publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.).

Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entrega resultado prévio da população. No Amazonas, 95,3% dos setores de trabalho do Censo já foram concluídos. 

A divulgação tem como objetivo cumprir a lei que determina ao Instituto fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU). Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entrega um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada.

"Este modelo adotado foi bastante estudado e aprovado pela Comissão Consultiva do Censo 2022, que olhou detalhadamente o processo desenvolvido para fornecer ao TCU e à sociedade os melhores dados técnicos e reais possíveis", afirma o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo.

IBGE adotou modelo estatístico para gerar a prévia da população

O Instituto estudou propostas para cumprir as obrigações legais em relação à divulgação das populações municipais. Após análises, a equipe do IBGE concluiu que o melhor modelo é o que utiliza os dados do Censo 2022 nos municípios onde a coleta já havia terminado e uma combinação de dados coletados e estimativas para os demais municípios. "A missão do IBGE é retratar a realidade. Com a discussão das propostas, escolhemos a que chega o mais próximo possível da realidade populacional nos domicílios do país", explica o coordenador técnico do Censo, Luciano Duarte.

Os moradores de domicílios onde ainda ninguém respondeu ao Censo 2022 devem ligar para o Disque-Censo 137, que passou a atender a todos os estados do país a partir de ontem (27). O serviço será disponibilizado de forma gradativa nos municípios de acordo com o andamento da coleta em cada local. No Amazonas, 95,3% dos setores de trabalho do Censo já foram concluídos, e o serviço está disponível para 55 dos 62 municípios do Estado, mas a capital, Manaus, ainda não entrou na lista. Para saber se o Disque-Censo está disponível no seu município, acesse a página do 137 no site do Censo 2022.

A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todo os dias da semana das 8h às 21h30, horário de Brasília.


O atendimento ao Disque-Censo 137 conta com 120 agentes censitários de pesquisa por telefone - Foto: Márcio Silva da Costa/Agência IBGE
Pesquisa de pós-enumeração

O Censo Demográfico segue acontecendo em janeiro de 2023, quando, além de serem feitas as coletas de informações em domicílios ainda não recenseados, também serão realizadas as supervisões do trabalho já feito, incluindo novas visitas a domicílios que estavam fechados ou vagos, por exemplo, para garantir que ninguém fique de fora da operação. 

Além disso, segue em campo a pesquisa de pós-enumeração (PPE), que é uma das etapas do Censo Demográfico 2022. Seu principal objetivo é fornecer recursos para a avaliação da cobertura e da qualidade da coleta da operação censitária. A PPE conta com um questionário único a ser aplicado pelo recenseador por meio de entrevista a um ou mais moradores dos domicílios já recenseados anteriormente no Censo. 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por