Legislativo

Por excesso de faltas, vereadora de Manacapuru perde o mandato

Lindynês Leite, segundo ato da presidência da casa legislativa, só compareceu a 44% das sessões plenárias deste ano

Waldick Júnior
waldick@acritica.com
04/12/2022 às 11:45.
Atualizado em 04/12/2022 às 11:51

Vereadora Lindynês Leite perdeu o mandato para o suplente Robson de Souza Nogueira (Foto: Facebook/Perfil da vereadora)

A vereadora de Manacapuru Lindynês (PMN) Leite foi cassada por excesso de faltas às sessões legislativas da Câmara Municipal. O pedido de extinção do mandato foi realizado pelo 1º suplente, Robson de Souza Nogueira, que assume a vaga imediatamente. 

O ato da presidência que oficializa a perda do cargo é datado da última quinta-feira (1). Segundo o documento, a cópia do livro de presença da Casa Legislativa mostra que a vereadora compareceu a apenas 44,06% das sessões. De acordo com o regimento interno, as faltas não podem ultrapassar um terço (33,3%).

“Portanto, sabia a edil sobre sua responsabilidade em juntar documentos idôneos para comprovação de impossibilidade de presença, contando de cada evento faltoso, não neste momento em que se verifica e fica comprovado por documento público idôneo – livro de presença – reforçando as faltas e incidindo no inciso IV, Art. 105, do Regimento Interno”, diz outro trecho do ato. 

A cassação do mandato da vereadora, que faz oposição ao prefeito de Manacapuru, Beto D’ângelo, acontece dias antes da eleição que vai definir o novo presidente da Câmara Municipal. Atualmente, a casa já é alinhada ao gestor municipal e as duas chapas que estão concorrendo para a presidência são da base do prefeito.

Lindynês, apesar de ser da oposição, declarou apoio à candidatura do vereador Zé Luís, cujo vice na chapa é o vereador Gerson d’Angelo, primo do prefeito.

A reportagem de A CRÍTICA tentou contato com a vereadora e aguarda retorno. Procuramos também o prefeito de Manacapuru, Beto D’Ângelo, e o vereador Robson Nogueira, mas ainda não obtivemos resposta. O espaço continua aberto para manifestações.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por