REFORMA TRIBUTÁRIA

Único voto contrário do AM na reforma, Alberto Neto diz que texto 'não estava maduro'

Parlamentar bolsonarista justificou que 'não podia fazer um tiro no escuro' votando a favor; matéria foi aprovada com 382 votos a favor, 118 contra e três abstenções

Giovanna Marinho
giovanna@acritica.com
06/07/2023 às 22:21.
Atualizado em 06/07/2023 às 22:21

Deputado Capitão Alberto Neto durante discurso antes da votação (Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

Único representante do Amazonas a votar contra a reforma tributária na Câmara dos Deputados, na noite desta quinta-feira (6), Capitão Alberto Neto (PL) disse ao A CRÍTICA que votou contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019 porque na avaliação dele o texto não estava maduro e que “não podia fazer um tiro no escuro”.

A PEC foi aprovada em Plenário com 382 votos a favor, 118 contra e  três abstenções.

O texto base da PEC foi apresentado em 2019. No início deste ano, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), criou um grupo de trabalho para discutir o assunto e apresentar um substitutivo, inclusive com a participação de três deputados amazonenses: Adail Filho (Republicanos), Saullo Vianna (União) e Sidney Leite (PSD).

A proposta aprovada contempla os ajustes propostos pelo Governo do Amazonas e pela bancada do amazonense, como a criação de um fundo para diversificar a economia do Estado e a manutenção da competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Na tribuna da Casa, antes da votação da PEC, Alberto Neto rebateu críticas sobre a inclusão da Zona Franca no texto da reforma e defendeu que o modelo econômico do Amazonas seja fortalecido para favorecer a exportação de produtos nesse momento, em que o mundo vive crise por conta da guerra na Ucrânia.

“O parlamento tem que entender o papel da ZFM de Manaus, ela é do brasil. Você só paga produtos mais baratos porque você tem uma ZFM. Essas empresas são multinacionais. Se ela não tiver no brasil, ela vai estar no Paraguai, no Uruguai, ela vai estar no México e nós vamos perder um projeto que é de estado, um projeto que reduziu a desigualdade regional, que levou mais prosperidade para o norte do Brasil, que conseguiu frear o desmatamento”, disse ele, antes da votação.

Contudo, à noite, ele votou deu voto contrário.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por