CUIDADOS

Especialistas explicam relação entre problemas bucais e doenças do coração

Segundo especialista ouvido por A CRÍTICA, bactérias disseminadas a partir de uma má higiene bucal podem atingir o coração e comprometer a circulação sanguínea

Karol Rocha
online@acritica.com
24/01/2023 às 14:22.
Atualizado em 24/01/2023 às 14:38

(Foto: Reprodução/Internet)

O cuidado com a saúde bucal não previne apenas problemas como cárie, gengivite e mau hálito, mas também evita doenças cardíacas. Segundo uma pesquisa realizada em São Paulo, pelo Instituto do Coração (INCOR), 45% das doenças do coração têm origem na cavidade bucal.

De acordo com o médico cardiologista pediátrico, Antônio Carlos, bactérias na área bucal podem invadir o organismo e se alojar em vasos sanguíneos da região cardíaca. Por conta disso, podem comprometer a circulação do sangue e ocasionam problemas no coração.
 

"A saúde bucal e a doença cardíaca estão conectadas pela disseminação de bactérias e a partir de sua boca para outras partes do seu corpo através da corrente sanguínea. Quando essas bactérias alcançam o coração elas se aderem a qualquer área lesionada e causam inflamação", explicou o especialista.

DOENÇAS

Segundo o médico, as doenças cardíacas associadas a problemas bucais são a arritmia cardíaca e a endocardite bacteriana. Ele comenta que a endocardite bacteriana pode-se desenvolver de forma lenta ou súbita, dependendo se a pessoa tem ou não algum problema cardíaco, bem como a origem da infecção.

"Isto pode resultar em doenças como a endocardite - uma infecção do revestimento interno do coração - ou alterações nas válvulas cardíacas - afetam sua abertura ou fechamento. Outros problemas cardiovasculares como a aterosclerose (artérias entupidas) e AVC (Acidente Vascular Cerebral) também estão ligados a inflamações provocadas pelas bactérias bucais", pontuou ele.

Entre os sintomas da endocardite bacteriana estão febre e calafrios; dor muscular e nas articulações; cansaço sem motivo aparente; sangue na urina; perda de peso inesperada, dentre outros. A especialista em Odontologia Hospitalar, Giselle Viana Mota, reforça que a falta de higiene bucal é uma porta aberta para a proliferação de bactérias e destaca que para evitar doenças bucais, os quais podem comprometer seu coração, a população deve adotar práticas de higiene e prevenção. 

"Para prevenção o importante sempre e manter a higiene bucal em dia, visitar seu dentista pelo menos de 6 em 6 e trocar a escova de dente a cada 90 dias, ou se houver manifestação bacteriana, gripes ou resfriados, trocar assim que passar o período de infecção", recomendou a profissional.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2023Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por