Superação

Quebrando tabu sobre o HIV

Portadora do vírus HIV encoraja outras pessoas a contarem suas histórias e principalmente, a quebrarem o tabu em relação ao vírus causador da aids.

Karol Rocha
karol.rocha@acritica.com
04/12/2022 às 16:04.
Atualizado em 04/12/2022 às 16:04

(Foto: Gilson Melo)

Foi aos 37 anos de idade que a aposentada Marlúcia Leite da Silva, hoje com 59, descobriu ser portadora do vírus HIV. Ela conta que a descoberta veio após dois anos do término de seu casamento, quando contraiu doenças como neurotoxoplasmose. A mudança em seu corpo fez com que ela fosse encaminhada para realização do teste, que detectou o vírus em seu sangue. 

“Eu era casada na época e meu marido era promíscuo. Dois anos depois que nos separamos, eu peguei malária por duas vezes e em seguida a minha imunidade caiu. Eu tive um princípio de neurotoxoplasmose, depois disso eu comecei a ter diarreias constantes e fui ficando cada vez mais debilitada. Eu comecei a perder peso, foi quando fiz dois testes que deram positivo e me encaminharam para a Fundação de Medicina Tropical, e de lá para cá, tenho feito o meu acompanhamento”.

 

Marlúcia Leite convive há mais de 20 anos com o vírus HIV, que contraiu do ex-marido. (Foto: Gilson Melo)

Vinte anos após a confirmação do vírus, Marlúcia Silva comenta que sua saúde é estável. O importante, conforme ela, é não deixar o tratamento de lado, bem como o acompanhamento médico. Ela também destaca que o vírus não a impede de ter uma vida sexual ativa. 

“Depois que o vírus ficou indetectável, eu voltei a me relacionar e há oito anos, eu vivo com uma pessoa. Você pensar que antigamente você morria no começo da pandemia, hoje dá para você viver razoavelmente bem desde que você se cuide, tome suas medicações e se alimente bem”.

Marlúcia Silva integra o Movimento Regional das Cidadãs Posithivas que acolhe outras mulheres com HIV no Amazonas. Ela encoraja outras pessoas a contarem suas histórias e principalmente, a quebrarem o tabu em relação ao vírus causador da aids.  

“A minha família aceita bem. Eles me apoiaram desde o início. Ainda é um tabu muito grande, as pessoas descobrem que têm o HIV, a família o isola, e a gente precisa quebrar isso. Por adquirir o vírus, não significa que você vai deixar de viver, simplesmente você vai ter que mudar sua vida, você vai precisar se adequar para se ter uma vida razoávelmente saudavel”.

Tratamento em Avanço

De acordo com o médico infectologista Noaldo Lucena, muitos têm sido os avanços no combate ao HIV e a Aids. Ele afirma que novas drogas têm surgido como grandes promessas de tratamentos cada vez mais eficazes e com menos efeitos colaterais. 

"Temos as classes de medicamentos mais novas como os inibidores de integrase, com seu rápido efeito em controlar a quantidade de  vírus. E temos também representantes importantes na classe dos inibidores de protease, potentes no controle da doença", explicou ele. 

Acompanhamento no AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), informa que a rede básica de saúde disponibiliza testes para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C, que são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Caso o paciente tenha dois testes reagentes para o HIV, ele é diagnosticado com o vírus e encaminhado para alguma Unidade Básica de Saúde (UBS) que faça o manejo clínico da pessoa que vive com o vírus, ou encaminhado a alguma policlínica especializada da Semsa Manaus ou para FMT-HVD.

Nesses espaços, o paciente vai receber o apoio de uma equipe multidisciplinar de enfermagem, de médico, que realiza a uma avaliação clínica e indicação do tratamento, e também ele vai fazer acompanhamento periódico com profissionais de saúde e a realização de exames. A pessoa irá iniciar o medicamento antirretroviral para suprimir a carga viral do HIV e melhorar sua imunidade.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por