Coronavírus

Saúde emite comunicado de risco sobre aumento de casos de Covid-19 no Amazonas

Documento destaca ampliação de aptos para tomar segunda dose de reforço, ofertada para a população a partir de 18 anos

Amariles Gama
online@acritica.com
29/06/2022 às 16:06.
Atualizado em 29/06/2022 às 16:06

Nos últimos 14 dias, a média diária de casos de Covid-19 no Amazonas passou de 26 para 123 casos. O alerta é da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas que através da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) emitiu, nesta terça-feira (28), um comunicado de risco. A análise corresponde ao período do dia 14 ao 27 de junho. 

Neste período, segundo o comunicado, houve uma evolução no número de casos em Manaus, que passou de 18 novos casos por dia para 103 novos casos/dia, o que impulsionou o aumento da média diária em todo o estado. Já no interior, o aumento foi de 8 para 20 casos diários. 

Ainda segundo o comunicado, nos últimos dois meses (maio e junho), a capital possui 62% (1.213/1.946) dos casos registrados no estado. Neste período, houve 45 internações por Covid no Amazonas, o que representa uma taxa de internação de 2,3%. Se comparado ao mesmo período de 2021, houve uma redução de 70% na taxa de internação por Covid-19 no estado.

Segundo o alerta, entre maio a junho de 2022, ocorreram duas mortes por Covid, ambas em Manaus, apresentando uma taxa de letalidade de 1 óbito a cada 1.000 casos pela doença. A taxa de letalidade teve uma redução de 92%, se comparado ao mesmo período de 2021.

Porém, permanece o alerta para o aumento na média móvel diária de casos de Covid nos últimos 14 dias, na capital e interior. Além disso, a Secretaria de Saúde alertou também para a estabilização da cobertura vacinal de esquema primário nos últimos meses e baixa cobertura nas doses de reforço, além da circulação de novas variantes (BA.4 e BA.5) no estado, identificados no início de junho de 2022.

“Com isso, ressalta-se a importância de intensificar os esforços para vacinação dapopulação, principalmente as doses de reforço, bem como a contínua oferta de exames e diagnósticos nas portas de entrada dos serviços de saúde”, recomendaram a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), que assinam o comunicado.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por