Três escolas municipais da Zona Rural de Manaus têm mais de 90% dos alunos com o ciclo vacinal completo
(Gestor da Escola Indígena Municipal Aru Waimi, Anderson Barros Ribeiro e cacique Baré Clodoaldo Aleixo. Foto: Marcio Silva)
Três escolas municipais da Zona Rural de Manaus têm mais de 90% dos alunos com o ciclo vacinal completo. O engajamento destas e de mais dezessete escolas públicas, que alcançaram mais de 80% do corpo discente vacinados, foram reconhecidos nesta terça-feira (6) com o selo do 'Projeto Juntos pela Vida' idealizado pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM).
Das 20 escolas públicas participantes, doze são pertencentes a Zona Rural de Manaus e destas doze, três chegaram aos maiores índices que ultrapassam os 90% de alunos completamente vacinados considerando aquelas vacinas disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e contra a Covid-19.
"Nós estamos extremamente felizes por alcançar e valorizar a vida, porque é através da sensibilização e engajamento dos pais, que nós conseguimos fazer com que eles compreendam a importância das vacinas e do acompanhamento médicos para as nossas crianças e adolescentes", afirmou a chefe da Divisão Distrital Rural da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Rosa Denise Diniz.
(Chefe da Divisão Distrital Rural da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Rosa Denise Diniz. Foto: Marcio Silva)
Entre as três escolas mais destacadas por conta do índice estão: a Escola Municipal Profª Elizabeth Siqueira Ferreira, localizada na Comunidade Nossa Senhora da Conceição Costa do Jatuarana, no Rio Amazonas, que alcançou 93% dos alunos vacinados. A Escola Municipal São Sebastião II, situada na Comunidade São Sebastião, no Rio Negro, que também fez bonito e atingiu 91% do corpo discente vacinados.
Única escola indígena em destaque
Outra destaque é a Escola Indígena Municipal Aru Waimi, localizada na Comunidade Indígena de Terra Preta, também no Rio Negro, que alcançou 90% dos alunos com vacinação completa. De acordo com o gestor da Escola Indígena, Anderson Barros Ribeiro, o apoio da comunidade, sobretudo do cacique Baré Clodoaldo Aleixo, foi essencial para que o índice fosse alcançado.
"O Cacique enquanto presidente da comunidade, ele é um parceiro. E essa integração entre escola e comunidade é muito importante nesse momento e com ele, enquanto parceiro, nós temos mais facilidade de agregar os pais para dentro da escola. O apoio do Cacique foi primordial para que chegássemos a bater essa meta", comentou.
Projeto Juntos pela Vida
O “Projeto Juntos Pela Vida” é uma iniciativa do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), com o objetivo de impulsionar a vacinação das crianças e adolescentes, na faixa de cinco a 17 anos, no Amazonas. As escolas além de serem prestigiadas, através do selo, elas se comprometem com a saúde e bem-estar dos seus estudantes, na construção de um ambiente escolar mais seguro.
O Projeto é concebido por Membros dos centros de Apoio Operacional da Cidadania (CAO-PDC) e da Infância e Juventude (CAO-IJ) do MP-AM. E nesta premiação do selo, 20 escolas públicas, sendo 18 da rede municipal e duas da rede estadual foram contempladas com a certificação.
“A ideia principal do Projeto é tentar de alguma forma através da educação e saúde aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes. Com a iniciativa, nós mostramos que conversando com pais, conscientizando a comunidade, nós conseguimos fazer com que essas crianças e adolescentes sejam vacinadas", reforçou a Procuradora de Justiça, Delisa Olívia Vieiralves Ferreira, que é coordenadora do CAO-PDC do MP-AM.
(Procuradora de Justiça Delisa Olívia Vieiralves. Foto: Marcio Silva)
Para participar, o MP-AM abre um edital e as escolas podem se inscrever pelo site. Para mais informações sobre o projeto acesse: https://www.mpam.mp.br/juntos-pela-vida/como-funciona.