Alimentação

Tradicional nos pratos de final de ano, frutas secas são fontes de vitaminas

As frutas secas são ricas em vitaminas em vitaminas do complexo B, que é fundamental para o bom funcionamento do sistema neurológico.

Beatriz Aquino
online@acritica.com
04/12/2022 às 18:14.
Atualizado em 04/12/2022 às 18:14

As frutas secas, ou desidratadas, se caracterizam por passarem por processos de produção que retiram toda a água de suas composições, deixando-as com a aparência "murcha" (Foto: Reprodução/istock)

Entre as tradições do natal estão as receitas com frutas secas como nozes, avelãs e amêndoas. Sua utilização tem origem na antiga Roma, quando eram oferecidas como presentes. Atualmente, é normal ver esses alimentos na ceia de natal e também de ano novo, compõem petiscos, pratos doces e salgados, além de realçar a decoração e oferecem vários benefícios à saúde.

As frutas secas são ricas em vitaminas em vitaminas do complexo B, que é fundamental para o bom funcionamento do sistema neurológico. Algumas, como o damasco, também possuem vitamina A, ótima para a visão, e outras, como a ameixa, são fonte de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino. 

As frutas secas, ou desidratadas, se caracterizam por passarem por processos de produção que retiram toda a água de suas composições, deixando-as com a aparência "murcha". Embora as frutas percam a sua capacidade de hidratação, as suas qualidades nutricionais não são alteradas, sendo boas fontes de vitaminas, minerais e fibras alimentares para o nosso organismo, como explica a nutricionista, Renata Vieira.

“Geralmente são ricas em carboidratos,  ou seja fonte de energia,  devido o processo de retirada  da água,  alguns nutrientes  são  perdidos. Não há restrições no preparo desses alimentos, só precisam ser utilizadas com moderação, devido seu alto valor  de carboidratos.As frescas mantêm seu valor de fibras e nutrientes, devido não ter passado pelo processo de retirada de água”, explicou. 

Muita gente confunde as frutas secas com as frutas cristalizadas, que são carregadas de açúcar e possuem ainda mais calorias em sua composição, por isso, tenha atenção ao escolher as suas frutas. Além disso, nada de excessos, consuma duas porções, no máximo, e aumente a ingestão de água para hidratar o corpo.

Conheça três frutas secas e seus benefícios

Damasco: com altos níveis de vitamina A, o damasco é saboroso e muito indicado para melhorar a saúde dos olhos, prevenindo os efeitos causados pelo envelhecimento, tal como a degeneração macular e a catarata. A fruta seca também possui fibras alimentares que garantem saciedade e previnem a constipação.

Uva passa: fonte de cálcio, essas pequenas frutinhas ajudam a tornar a saúde dos ossos e músculos mais saudáveis, favorecendo o desenvolvimento e a prevenção da osteoporose. As uvas passas também possuem uma quantidade considerável de potássio, sendo benéficas para melhorarem o sistema cardiovascular.

Ameixa: essa fruta seca é uma perfeita fonte de vitamina k, nutriente essencial para beneficiar a coagulação sanguínea, melhorar a saúde óssea e ainda melhorar o processo de cicatrização no organismo. As ameixas contam também com níveis de ferro, mineral importante para a prevenção da anemia.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por