AUMENTO DE CASOS

Variante com maior facilidade de transmissão seria motivo para aumento de casos da Covid-19 no AM

Segundo o médico infectologista Marcus Vinitius Guerra, maioria dos novos casos ocorre em pessoas com ciclo vacinal incompleto. Sublinhagens da Omicron seriam as vilãs do aumento de casos

Karol Rocha
online@acritica.com
30/06/2022 às 18:19.
Atualizado em 30/06/2022 às 18:20

O Boletim Diário de Covid-19 desta quinta-feira (30) apontou o diagnóstico de 447 novos casos de Covid-19 no Amazonas, sendo 328 casos em Manaus e 119 registros no interior do Estado. Os números vem chamando a atenção de autoridades em saúde que na quarta-feira (29) emitiram um comunicado de risco com o alerta sobre o aumento na média diária de casos de Covid-19 no Amazonas. 

O médico infectologista Marcus Vinitius Guerra, presidente da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), explica que a maioria dos casos que se tem constatado são de pessoas não vacinadas ou com vacinação incompleta. Outro caso percebido entre especialistas é a presença de linhagens da Covid-19 com maior transmissibilidade entre a população, o que também pode explicar o aumento de casos. 

Para o infectologista Marcus Guerra, um dos motivos para o aumento de casos no Amazonas tem a ver com a transmissibilidade da Omicron (Foto: Divulgação/Secom)

“O que se tem constatado é que a maioria desses casos tem ocorrido em não vacinados ou com vacinação incompleta. Por outro lado , pesquisadores têm verificado sublinhagens da Omicron que tem maior transmissibilidade e que são capazes de se evadir do sistema imunológico provocando infecções em número maior de pessoas. Porém a pressão do sistema imunológico provocando essas alterações parecem determinar infecções mais brandas”, disse ele à reportagem.

O médico acrescenta a necessidade da população se atentar para as doses de reforço. “De qualquer maneira a vacinação continua a ser a principal medida de proteção que se tem neste momento e portanto deve ser buscada pela população”, completou o médico. 

Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 37 pacientes internados em Manaus, sendo 32 em leitos clínicos e 5 em Unidade de Terapia Intensiva.

Dos 32 pacientes confirmados de leitos clínicos, 17 deles são por síndrome gripal por Covid-19 e 15 estão internados por outras causas, positivos para doença após testagem. Dos 5 que se encontram em UTI, 2 estão internados por síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

A situação vacinal dos pacientes internados com a Covid-19 aponta que, dos 37 pacientes internados, 15 não foram vacinados, 9 têm esquema vacinal incompleto e 13 têm esquema vacinal completo.

No boletim consta, também, que há outros 7 pacientes internados em leitos clínicos com Covid-19, na rede pública de saúde do interior do estado, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Alerta de Aumento de Casos

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) emitiram, na quarta-feira (29), um comunicado de risco alertando sobre o aumento na média diária de casos de Covid-19 no Amazonas. O documento destaca a população de 18 anos ou mais como apta para tomar a segunda dose de reforço contra Covid-19.

O documento está disponível no endereço https://bit.ly/3ysT4Tr. Conforme o comunicado, nos últimos 14 dias, de 14 a 27 de junho, o número de casos confirmados passou de 26 para 123. Esse aumento foi impulsionado por Manaus, cuja quantidade de casos passou de 18 para 103 casos novos por dia. No interior, o aumento na média diária foi de 8 para 20 casos diários. A capital do estado tem 62% dos casos registrados nesses últimos dois meses.

Quarta Dose Liberada

A Prefeitura de Manaus já liberou a quarta dose da vacina contra a Covid-19, desde quinta-feira (30), para pessoas a partir dos 18 anos de idade. A campanha também terá o reforço de mais 28 pontos de vacinação, totalizando 81 endereços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Todos os endereços, horários e vacinas disponíveis podem ser conferidos no link bit.ly/localvacinacovid19 e também nas redes sociais da secretaria (@semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook). Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), são ofertadas a primeira, segunda, terceira e quarta dose da vacina.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por