Segunda-feira, 12 de Abril de 2021

Consuni vota e aprova lista tríplice com Puga na cabeça

Documento, que será encaminhado à Presidência da República, tem também os nomes de duas outras professoras da chapa do atual reitor da Ufam: Terezinha Fraxe e Selma Baçal


sylvio_puga_ufam_23E0A047-92C5-4C0C-B1FC-D1AAC2F6E627.jpg

O Conselho Universitário (Consuni) confirmou na manhã de hoje, 8, os nomes de Sylvio Puga, Terezinha Fraxe e Selma Baçal na lista tríplice para escolha do novo reitor da Ufam, que será enviada à Presidência da República.

Os três são integrantes da chapa “Experiência para decidir, coragem para fazer”, mais votada pela comunidade acadêmica na consulta (eleição) realizada de forma virtual em segundo turno nos dias 24 e 25 de março.

O presidente da Comissão Eleitoral, professor Adriano Ferreira, chegou a sugerir que a votação fosse secreta. A proposta, inédita para uma reunião do Consuni, não foi aceita. Puga teve 62 votos. Fraxe 2 votos e Selma 1 voto.

"Nós agora somos uma única Ufam. Muito obrigado a cada um de vocês por essa festa da democracia e por mostrar que a Ufam é resistência", afirmou Terezinha Fraxe no fim da reunião.

Puga citou a pandemia e "uma série de coisas" que compõem o atual contexto nacional e prometeu renovação neste segundo mandato: "Sabemos o desafio dos próximos quatro anos. Essa votação, aqui no Consuni, nos dá a força necessária para enfrentarmos juntos. Não teremos um continuísmo, mas uma nova gestão".

Próximos passos

O artigo 9º do Decreto 1;916, que regulamenta o processo de escolha dos dirigentes de instituições federais de ensino superior, estabelece prazo de 60 dias antes do fim da gestão que se encerra para envio da lista tríplice ao Ministério da Educação (MEC). O atual mandato de Puga termina no dia 4 de julho.


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.