Sábado, 19 de Junho de 2021

CPI recebe relatório sobre disseminação da Covid-19 entre povos indígenas

Famddi pede que Comissão do Senado investigue ação e omissão do Governo Federal que deram causa a novo extermínio


cpi_da_pandemia_foto_Edilson_Rodrigues_Agencia_Senado_E1239366-3E9B-4DC8-A104-545E577CA947.jpg Edilson Rodrigues/Agência Senado

 

 

Relatório que aponta descaso do Governo Federal no combate à Covid-19 entre os povos indígenas do Amazonas será entregue oficialmente amanhã ao presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD). O documento, elaborado pela Frente Amazônica de Mobilização em Defesa dos Direitos Indígenas (Famddi), também será enviado por email aos integrantes da Comissão.

Os depoimentos que constam no relatório foram colhidos nos dias 29 e 30 de abril de 2021, durante o encontro virtual “Violações dos direitos indígenas e genocídio”. Além dos testemunhos, a Famddi incluiu no relatório dados levantados pelas entidades que compõe a Frente

“Diante da gravidade das situações apresentadas, a Famddi resolveu levar ao conhecimento desta importantíssima CPI um conjunto de casos para que seja investigada a responsabilidade do governo federal, por ação ou omissão, para a disseminação da doença entre os indígenas”, registra o documento que será entregue à CPI.

De acordo com dados divulgados pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) no último dia 18, há 38.566 casos confirmados, 557 casos suspeitos e 932 falecimentos de indígenas pela Covid-19 na região amazônica. Um terço das mortes (316) ocorreram no Amazonas.

Confira os pedidos da Famddi à CPI da Pandemia:
1) Recebimento da presente petição e que os fatos aqui narrados, sejam incluídos na investigação desta CPI da Pandemia. 
2) Que a investigação seja abrangente para envolver todos os agentes de Estado que deram causa ao novo extermínio dos povos indígenas no Estado do Amazonas e em todo Brasil, no âmbito da União em particular o Presidente da República, o Ministro da Saúde, sem prejuízo dos demais; 
3) Apuradas as responsabilidades sejam encaminhadas para os órgãos competentes a fim de que sejam promovidas as ações cabíveis para responsabilização criminal e administrativa dos agentes.


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.