Segunda-feira, 28 de Setembro de 2020

Deputados não dão exemplo


50323702117_d974bcfb3c_c_C7CBB492-067F-4630-9B01-6CB486EC1E34.jpg

A sessão plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas de ontem foi marcada pelos discursos preocupados dos parlamentares em  torno dos  casos de Covid-19 no Amazonas. Mas, desde que o regime semi-presencial começou, os próprios deputados entraram num consenso de retirar as máscaras na hora de falar. E pior: muitos deles esquecem de colocar  de volta em vários momentos, a exemplo da deputada Alessandra Campelo, que ontem passou boa parte da sessão sem a máscara.

Relaxamento Em seu discurso Alessandra chegou, inclusive, a falar de um possível retrocesso na reabertura do comércio caso não haja conscientização da população. "Se tivermos que retroceder, isso vai ser ruim para a economia (..) Esses números tem muito mais a ver com o relaxamento das pessoas".

Aglomerada Outra parlamentar que foi incisiva em falar da explosão do número de casos foi Mayara Pinheiro (Progressistas), embora a umas semanas atrás, ela tenha publicado nos stories do Instagram vídeos da visita que fez à Coari, rodeada de pessoas, abraçando crianças, pousando ao lado do pai Adail Filho que estava sem a máscara.  

Testagem E em meio a casos de infecção na Aleam , a Direção de Saúde da Casa começou ontem testagem em massa em servidores e deputados, após funcionários de vários gabinetes apresentarem sintomas da Covid-19. Há informações de que algumas comissões e gabinetes estão extrapolando o número de servidores recomendados, pressionados pelos parlamentares.  

Josué pede orações Além dos servidores que testaram positivo, o presidente da Casa, deputado Josué Neto (PRTB) anunciou reinfecção pela doença. Segundo ele,  após exames foi constatado que 25% do seu pulmão está comprometido. Questionado, ele não comentou  sobre a pretensão de ainda disputar a prefeitura de Manaus. Josué pediu orações e energias positivas.

Menor rejeição Pré-candidato pelo PCdoB, um dos menos conhecidos do rol, Marcelo Amil enviou release para imprensa para informar que está entre os candidatos com menor taxa de rejeição em última pesquisa divulgada. “O que significa que 98% da população não tem nada contra a indicação do advogado”.

Remoto O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) esclareceu que desde o retorno do atendimento presencial, no dia 8 de junho, adotou a “renovação simplificada” da Carteira Nacional de Trânsito (CNH), onde o usuário passou a fazer todos os procedimentos pela internet.

Remoto 2 O Detran fez o esclarecimento após a deputada Mayara Pinheiro (Progressistas) ter apresentado indicativo ao Governo solicitando que a renovação da CNH fosse feita de forma remota. O Detran-AM ressaltou, ainda, que órgão foi o segundo no País a realizar essa nova modalidade, depois de São Paulo. 

Em Lábrea A convenção partidária que homologou o nome dos pré-candidatos Gean Barros (MDB) e Mabí Canizo (PSC) aos cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Lábrea aconteceu ontem, no Centro Maçônico da cidade. Na ocasião, também foram apresentados os candidatos a vereador pelas legendas.

Em Lábrea 2 A ‘Coligação: Lábrea, nosso Amor!’ reúne sete partidos na maior aliança nas eleições 2020 no município. O arco de apoio reúne ainda PSD, PT, PL, Progressistas e Republicanos.  


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.