DPE pede laudo da Fiocruz sobre necessidade de ampliação da testagem no AM

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) solicitou do Instituto Leônidas e Maria Deane – ILMD/Fiocruz Amazônia um laudo técnico que reforce a necessidade da ampliação da testagem referente à Covid-19 na população do Amazonas.
O documento, assinado pelo defensor Rafael Barbosa, da Defensoria Especializada em Interesses Coletivos, considera a ampliação da testagem "mecanismo essencial à estruturação de política pública eficaz e combativa da disseminação do vírus".
De acordo com o ofício, que foi endereçado a Sérgio Luiz Bessa Luz, diretor da Fiocruz, o pedido foi feito diante da "falta de ação espontânea do Estado do Amazonas e da ausência de manifestação positiva do Poder Judiciário, nos autos da Ação Civil Pública n.º 0657137-02.2020.8.04.0001".
A referida ação, ingressada em maio do ano passado, quando a pandemia vivia, até então, seu auge, fez diversos pedidos relativos à ampliação dos testes no Amazonas. De lá para cá, o Estado viveu um período de queda da doença, entre junho e setembro, e viu a incidência do vírus aumentar aos poucos em outubro e novembro e começar a disparar em dezembro, causando colapso hospitalar e crise do abastecimento de oxigênio na região.