Sábado, 19 de Junho de 2021

Parlamentares 'surfam' na onda de violência em Manaus

O vereador Carpê Andrade disse que foi ameaçado por traficantes. Já o deputado federal Alberto Neto foi às ruas para "sufocar" o tráfico.


WhatsApp_Image_2021-06-07_at_18.43.50_0AC7A9F3-BF03-444F-9571-EC6E1FBA6AB8.jpeg

Atos de vandalismo que assustaram a população de Manaus no último domingo (6) criaram o ‘cenário perfeito’ para deputados, vereadores e até ex-candidatos ‘surfarem’ na onda da violência. Vereador Carpê Andrade (Republicanos) que segue a linha de parlamentar ‘famoso no Instagram’  gravou vídeos nas dependências do Centro Integrado De Comando e Controle (CICC) e deu entrevistas para a imprensa, afirmando que foi ameaçado por traficantes. Já o deputado federal Alberto Neto (Republicanos) vestiu uma blusa da Rocam, colete com emblema da PM e foi às ruas, para “sufocar os traficantes”.    

O capitão Alberto Neto divulgou vídeos com a tropa da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), dando orientações aos policiais militares. Na legenda, escreveu que a tropa irá vencer essa “guerra”.  O deputado está na reserva da corporação. Com isso, a conduta dos vídeos pode ser interpretada como policiamento ostensivo, uma vez que ele está portando arma e usando colete com o símbolo da PM.

Segundo especialistas ouvidos pela coluna, por ser  um policial inativo, ele não poderia realizar esse policiamento, pois é um dever e uma prerrogativa do Estado, dada pela Constituição Federal no artigo 144.


Reincidente 

Esta não é a primeira vez que o deputado Alberto Neto atua nas ruas, estando na reserva da PM. Na eleição passada, por suspeita de assalto a um ônibus da linha 651, o capitão "prendeu" um homem que depois se disse inocente. O registro, no entanto, não foi feito em nenhuma delegacia da Polícia Civil. O então candidato a prefeitura usou as imagens em suas redes sociais durante a campanha. 

Armamento

Quem reapareceu foi o ex-candidato a prefeito de Manaus Romero Reis (NOVO). O empresário que disputou a prefeitura de Manaus nas eleições do ano passado utilizou suas mídias sociais para defender o armamento pela população a fim de se defender dos criminosos.  


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.