Segunda-feira, 12 de Abril de 2021

Pedido de testagem em massa no Amazonas é negado pelo Tribunal de Justiça

Desembargador argumentou que pedido deveria ter sido feito no começo da pandemia, sem atentar que o mesmo foi feito em maio, antes do primeiro lockdown, e reforçado em janeiro


julga1_A58052AE-96A2-44EA-8218-DE0178EEA787.jpg

Um pedido feito pela Defensoria Pública do Estado em maio do ano passado, para que houvesse uma testagem em massa para melhor dimensionamento da pandemia de coronavírus no Amazonas, foi julgado - e negado - mais de dez meses depois. 

Durante a sessão da 1ª Câmara Cível, que analisou o pedido nesta segunda-feira (15), chamou atenção o argumento do desembargador Cláudio Roessing para acompanhar o voto da relatora, a desembargadora Joana Meirelles. “Não é no momento que vivemos que essa medida seria efetiva. Essa questão da testagem deveria ter sido feita logo no início, quando apareceu o primeiro caso na nossa cidade. Se naquele a Defensoria tivesse tomado um posicionamento para que a testagem fosse feita em massa, poderíamos estar vivendo outra realidade”, afirmou Roessing

O curioso é que o pedido de testagem em massa no Estado analisado hoje foi feito em 3 de maio, antes mesmo do primeiro pedido de ‘lockdown’ no Amazonas, feito pelo Ministério Público do Estado do Amazonas dois dias depois. Em janeiro deste ano, quando os casos começaram a subir, o defensor público Rafael Barbosa solicitou urgência na análise diante da situação enfrentada no Estado. E somente hoje o mesmo foi votado - e negado.

“É um erro você falar que a testagem nesse momento não é eficaz. Ela é eficaz por uma única razão: não temos vacina para todos. Se você não tem vacina, precisa saber quem está doente, quem está transmitindo e isolar essas pessoas e, caso necessário, adotar um novo lockdown. Porque com isso você evita a proliferação de novas variantes e aglomerações que podem causar uma piora na segunda onda ou uma eventual terceira onda”, argumentou o defensor, em entrevista após o julgamento.


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.