Publicidade
Cotidiano
PÓS-GRADUAÇÃO

Ufam inicia evento sobre ecossistemas comunicacionais nesta segunda-feira (16)

A série se constitui em espaço aberto à comunidade e integra as atividades do módulo Ecossistemas Comunicacionais do PPGCCom-Ufam. 15/10/2017 às 19:34 - Atualizado em 16/10/2017 às 07:33
Show ten rio
O escritor Tenório Telles abre a série do PPGCom-Ufam, com a palestra ‘O ocaso na literatura’, hoje, a partir das 14h (Foto: Márcio Silva)
Ivânia Vieira Manaus (AM)

O Programa de Pós-Gradução em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas  (PPGCCom-Ufam) inicia, hoje,  a série palestras e debates destinada aos estudantes do mestrado e de toda a universidade. A série se constitui em espaço aberto à comunidade e integra as atividades do módulo Ecossistemas Comunicacionais do PPGCCom-Ufam.

O professor Tenório Telles, escritor, editor e poeta, inaugura a série com o tema “O ocaso na literatura”.  O encontro, a partir das 14h, ocorrerá na sala 16 do bloco Mário Ypiranga, no Campus da Ufam, na avnida General Rodrigo  Octávio,  Coroado, na Zona Leste de Manaus.

Na terça-feira, no auditório Rio Negro, às 14h, será exibido o filme “BeyondFordlandia”, de Marcos Colón, que conta aspectos inéditos da experiência realizada por Henry Ford na Amazônia a partir de 1927 quando adquiriu terras no município de Aveiro, à margem do rio Tapajós, no Pará.

A apresentação do filme será feita pela professora Selda Vale, coordenadora do Núcleo de Antropologia Visual (Navi) do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Culturana Amazônia (PPGSCA-Ufam). Para a pesquisadora Selda Vale, o filme de Marcos Colón reverte “o tradicional processo do extrativismo cultural predatório que arranca, captura e leva para fora imagens e conhecimentos deixando um vazio, uma paisagem de ruínas longe do olhar e do conhecimento dos seus habitantes”.

O físico Ênnio Candotti, diretor do Museu da Amazônia , falará no dia 25, no Musa, próximo ao Largo São Sebastião, às 14h, sobre “A Linguagem da Floresta”. No dia 31, no bloco Mário Ypiranga, sala 16, às 14h, o antropólogo e professor-pesquisador da Faced-Ufam, Gersem dos Santos Luciano, abordará o tema “Pensamentos Indígenas, Comunicação e Tutelagem”.

Proposta

A proposta da série de palestras é reforçar o espaço de interlocução dos estudantes com diferentes pensamentos para que exercitem a construção de conceitos criativos nas elaborações dos textos e das pesquisas que irão desenvolver tendo como elemento norteador a noção de ecossistemas comunicacionais.