Publicidade
Manaus
ZONA LESTE

Desmoronamento de barranco mata quatro pessoas no bairro Nova Vitória

Seis vítimas da mesma família foram soterradas durante o incidente. Dois sobreviveram e outras quatro morreram, sendo a mãe e as três filhas 27/12/2016 às 13:14 - Atualizado em 27/12/2016 às 18:23
Show whatsapp image 2016 12 27 at 13.04.53
Foto: Euzivaldo Queiroz
Silane Souza Manaus (AM)

Após aproximadamente três horas de trabalho, as equipes de resgate do Corpo de Bombeiros conseguiram resgatar os corpos das quatro vítimas fatais de um desabamento de barranco sobre uma residência, que aconteceu por volta de 11h desta terça-feira (27), na rua 11 de setembro com rua Abraão, no bairro Nova Vitória, Zona Leste. Duas pessoas que estariam na residência no momento do acidente teriam saído antes do desabamento e conseguiram se salvar.

As vítimas fatais foram identificadas como dona de casa Maria do Socorro Protásio, 42, e as estudantes Samile, 14, Samiele, 10 e Sâmila Costa Castro, 8, mãe e filhas, respectivamente. Os sobreviventes foram Sabrina, 17, e Samir, 13, irmãos das vítimas menores. O esposo de Socorro estava trabalhando na hora do acidente. Os corpos resgatados pelo Corpo de Bombeiros foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML). A família muito abalada não conseguiu falar com a imprensa.

De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil de Manaus, Cláudio Belém, a princípio três casas desabaram, mas é possível que outras residências também sejam condenadas porque ainda há risco de desabamento de barranco. “Estamos fazendo uma análise minuciosa para ver que casas não poderão ficar no local após hoje. A Semmasdh (Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos) está fazendo levantamento para dar apoio a essas famílias”, disse.

Os moradores ajudaram no resgate dos corpos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o Centro de Operações deslocou cinco viaturas (ABS-01, ABT-27, ARF-01, AS-01, e AR-48) para o local da ocorrência sob o comando do Oficial Comando de Socorro Tenente BM Márcio Lima e sob a coordenação do Superior de Dia Major QOBM Sulemar.

Resgate dos corpos

De acordo com o tenente coronel Corpo de Bombeiros, Mauro Freire, o resgate dos corpos no bairro Nova Vitória durou cerca de 3h desde o encontro dos cadáveres até a entrega ao Instituto Médico Legal (IML). Ele explica que uma equipe está de prontidão, principalmente para atender ocorrências na Zona Leste.

"Vamos continuar com o mesma equipe. Se for necessário é acionado o plano de chamada das equipes, em particular da área mais afetada que é o batalhão de incêndio, na Zona Leste, onde tivemos maior número de ocorrências hoje", disse ele. 

Ele também orienta as pessoas que moram em áreas de risco a procurar outro local em dias de chuva. "Orientamos que essas pessoas saiam de casa e vão para um local seguro. Sabemos que é difícil encontrar, mas isso vai fazer a diferença entre a vida e a morte", contou.