Exército Brasileiro Participa de Evento pelo Dia Mundial do Meio Ambiente
A cerimônia, realizada na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), destacou a atuação das Forças Armadas na preservação ambiental na Amazônia Ocidental
Manaus, 5 de junho de 2024* – Comprometido com a sustentabilidade, o Exército Brasileiro, através do 2º Grupamento de Engenharia (2º Gpt E) e o Centro de Instrução Guerra na Selva (CIGS) por meio do Militares TC Simone Falcão, Tenente Eliane Carvalho, Tenente Mendes e Sgt Katiany marcaram presença na celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente. A cerimônia, realizada na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), destacou a atuação das Forças Armadas na preservação ambiental na Amazônia Ocidental.
Durante o evento, foram apresentados diversos projetos de sustentabilidade desenvolvidos pelo Exército. Entre eles, o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), que visa restaurar ecossistemas em áreas utilizadas para a manutenção de estradas. Um exemplo significativo é a recuperação da BR-307/AM, em São Gabriel da Cachoeira, que conecta a cidade à comunidade do Balaio no Km 100 da Cabeça do Cachorro.
Outro projeto de destaque são as usinas de energia fotovoltaica (UFV) instaladas nos pelotões especiais de fronteira (PEF). Estas usinas fornecem energia limpa e sustentável, essencial para o funcionamento de equipamentos e comunicação nessas regiões remotas.
Além disso, o Exército implementou estações de tratamento de efluentes (ETE) nas Organizações Militares sediadas em Manaus. Estas estações visam reduzir os impactos ambientais nos corpos hídricos, promovendo um manejo mais sustentável dos recursos naturais.
A participação do Exército Brasileiro no evento do INPA reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente, evidenciando a importância das Forças Armadas na preservação da Amazônia.
Exército presente. Braço forte, mão amiga.