Real Equipamentos completa quatro décadas de empreendedorismo no Amazonas
A empresa começou como representação, ainda na década de 1970
“Somos uma pequena empresa em relação ao que seremos no futuro”. Essa é a filosofia do Grupo Real Equipamentos, que comemora 45 anos de história nesta terça-feira (31). A rede, que hoje é líder no segmento de equipamentos indústrias no ramo de gastronomia, mercadinhos e supermercados no Amazonas, está há mais de quatro décadas fomentando o empreendedorismo e a economia do Estado.
Em entrevista ao A CRÍTICA, o sócio-proprietário e um dos fundadores do grupo, José Pinheiro, conta que a empresa começou com representação e assistência técnica na década de 1970. Após alguns anos de muito esforço, o Grupo Real Equipamentos conseguiu ampliar sua oferta e hoje possui um mix de aproximadamente 14 mil produtos que atendem do microempresário até grandes empresas.
“Estamos caminhando com muito mais esforço e oferecendo para o mercado novos caminhos, oferecendo equipamentos para o ramo de lanchonete, restaurantes, cozinha industrial, açougue, padarias, salões de beleza, ateliês e supermercados”, descreveu Pinheiro.
José Pinheiro ainda ressalta que o crescimento da Real Equipamentos se deu por conta do compromisso e dedicação que todos que já fizeram parte e colaboraram nesses 45 anos de trajetória.
“Nosso crescimento foi muito bem planejado. Passos lentos, porém decididos e seguros. Sempre foi a nossa filosofia de trabalho. Quarenta e cinco anos de uma empresa sólida. Nossa empresa tem uma história, sobretudo com nossos valores: seriedade, dignidade, honestidade e muito trabalho”, comentou.
Desafios
A pandemia do coronavírus que atingiu todo o mundo, criou obstáculos para o rendimento da Real Equipamentos. Entretanto, o grupo não conseguiu superar os desafios impostos pelas medidas de restrição.
José Pinheiro acrescenta ainda que o grupo não precisou desligar nenhum funcionário durante essa crise sanitária e econômica.
“Quando se está em crise, você tem que parar e pensar em alternativas para contê-la e foi assim que superamos. Não demitimos ninguém, ao contrário admitimos profissionais com mais capacidade para nos ajudar a enfrentar essa crise”, acrescentou.

(Foto: Arlesson Sicsú)
Entregas para todo o Norte
O Grupo Real Equipamentos possui quatro unidades físicas em Manaus, duas na avenida Joaquim Nabuco, no Centro (uma de equipamentos e utilidades e outra de vendas de peças de reposição); uma na avenida Autaz Mirim, no São José; e uma na avenida Nossa Senhora da Conceição, no bairro Cidade de Deus. Além disso, há uma unidade localizada em Boa Vista (RR). Um grande diferencial é que a empresa consegue entregar os produtos para clientes de toda a região Norte.
Roleta de prêmios Assim como todo aniversário da empresa, os clientes também saem ganhando. Este ano não seria diferente. Segundo a diretora comercial da Real Equipamentos, Dayanne Souza Pinheiro, nesse aniversário de 45 anos a novidade é a grande “Roleta de prêmios” – que segue valendo até o dia 31 de maio – data de aniversário da empresa.

Roleta pode dar até 20% de desconto (Foto: Arlesson Sicsú)
“Você faz a compra na empresa e após a finalização da compra, o cliente gira a roleta que tem percentuais de 5%, 15% e 20% de descontos. O cliente vai pegar o valor que ele pagou, vai tirar o percentual que ganhou na roleta e vai poder escolher qualquer produto da loja. Já tivemos clientes aqui que levaram balcões, torres de chopp”, explicou.
Financiamentos e consultorias Outra novidade para este ano são as formas de financiamento oferecidas pela empresa. Conforme a diretora comercial Dayanne Souza Pinheiro, essas alternativas auxiliam aqueles empreendedores que ainda estão no início do seu empreendimento ou ainda não abriram oficialmente.
Para estes novos empreendedores, o Grupo Real Equipamentos ainda disponibiliza uma consultoria especial de quais produtos se adequam ao nicho de mercado que o cliente pretende seguir.
“Temos financiamento que pode parcelar em até 45 vezes. Temos financiamentos que permitem o cliente pagar em até 60 dias. Além das promoções em alguns produtos da loja, que vão de 5% até 70% de desconto em algumas unidades. Você vindo para a empresa, vai sempre encontrar uma promoção em equipamentos ou utilidades”, detalhou.