Medida temporária visa combater o avanço do novo coronavírus no Estado. Decreto também fecha bares e restaurantes por 15 dias. Amazonas segue com sete casos confirmados
(Foto: Arquivo AC)
Decreto assinado pelo governador Wilson Lima (PSC), neste sábado (21), suspende os cultos dos templos religiosos em todo o estado do Amazonas a partir de hoje. Medida vale por 15 dias e visa combater o avanço do novo coronavírus, que já está em fase de transmissão comunitária, de acordo com o Ministério da Saúde. Decreto também fecha bares e restaurantes pelo mesmo período.
Mais cedo, o governador havia anunciado que o decreto seria publicado em uma edição extra do Diário Oficial. "Estou aqui em casa despachando com os secretários para evitar o aumentar ento de casos de coronavírus no estado do Amazonas", disse no vídeo.
O decreto também autoriza a atuação da Polícia Militar, em parceria com técnicos da Fundação Vigilância e Saúde (FVS), para coibir a aglomeração de pessoas nos locais.
Hoje, o governador de São Paulo, João Dória (PSDB) também decretou fechamento dos locais de aglomeração em todo o estado. Em SP, cerca de 15 pessoas já morreram por conta do vírus.
Medidas duras
No vídeo divulgado nas redes sociais do governador, ele afirma que a decisão é necessária para conter o avanço da doença no estado.
"Estamos tomando medidas duras, mas que é pra proteger a população. Hoje, por exemplo, estou determinando o fechamento de bares e restaurantes. E a nossa polícia vai tá na rua, juntamente com o pessoal da FVS, para acompanhar o cumprimento das decisões", afirmou.
O Amazonas possui sete casos confirmados da doença. Uma série de cancelamentos estão sendo realizados desde que o primeiro caso foi confirmado no Brasil.
Ontem (20), a Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou que p vírus já matou mais de 11 mil pessoas em todo o mundo desde dezembro de 2019.