Sábado, 30 de Maio de 2020
INCERTEZA

Definição sobre data do Festival de Parintins sai ainda este mês, diz governador

Wilson Lima afirmou que a realização da maior festa folclórica do País é 'inviável' para a última semana de junho e definições devem sair até a próxima semana



BOIS_68A769A1-00FD-476E-AF99-0DE180636B14.jpg
25/03/2020 às 15:03

Em coletiva realizada agora há pouco, via live, o governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, afirmou, em face da pandemia do Novo Coronavirus (Covid-19), que a edição deste ano do Festival Folclórico de Parintins é inviável para o mês de junho. 

O evento, que reúne a disputa secular dos bois Garantido e Caprichoso, tinha data marcada anteriormente para os dias 26, 27 e 28 daquele mês no Sambódromo da Ilha Tupinambarana.



Na noite da última terça-feira o Estado confirmou a primeira morte decorrente do Covid-19 no Amazonas, sendo do paciente Geraldo Sávio, de 49 anos de idade, nascido em Oriximiná (PA), mas que tinha domicílio em Parintins, cidade a 325 quilômetros de Manaus.

“(Sobre as mudanças de datas do Festival) As decisões serão tomadas ainda neste mês de março para saber se falamos para outra data, final do ano ou até mesmo cancelarmos. Mas ainda  vamos detalhar isso”, comentou o governador, em live que também teve a presença da diretoraex-presidente da Fundação de Vigilância e Saúde do Estado (FVS-AM) , Rosemary Pinto.

Wilson Lima declarou que é inviável a realização do evento, que traz visitantes de todas as partes do mundo, para junho.  “O fato é que pelo quadro que observamos no mundo, está inviável que o festival seja realizado no meio do ano. Até porque o festival começa a ser preparado um ano antes da grande festa. É preciso ter os preparativos, contratações dos artistas e não teremos tempo hábil para isso”, comentou ele.

A mudança de datas por sí só claramente necessária, já acarreta perdas significativas para a economia de Parintins, impactando diretamente nos artistas das associativas folclóricas, e seu cancelamento  neste ano, complicaria ainda mais as coisas para os ilhéus.

Recentemente, a organização de outro grande evento folclórico do País – o São João realizado em Campina Grande, na Paraíba, sempre em junho – anunciou que a festa está adiada para 9 de outubro a 8 de novembro.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.