Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019
EDUCAÇÃO

Com o apoio do Exército, Ifam faz seleção para indígenas em São Gabriel

Provas serão corrigidas por uma câmara multilíngue e resultado deve ser divulgado na próxima semana



asdfasdad_FF6F5CA0-6605-44BB-BC68-449F2A331303.JPG Foto: Divulgação
04/12/2018 às 16:49

O Instituto Federal do Amazonas (Ifam) Campus São Gabriel da Cachoeira realizou, durante todo o mês de novembro, o Processo Seletivo Discente ( PSD/2018-2019) para atender as demandas das comunidades indígenas da região do Médio e Alto Rio Negro. A ação contou com o apoio da Direção da Unidade do IFAM, na região do rio Negro e com o Exército Brasileiro, através da 2ª Brigada de Infantaria de Selva.

O Exército disponibilizou sua equipe de condutores militares, bem como toda a estrutura logística que utiliza em sua missão de vigilância e proteção da Amazônica. Para que o processo seletivo ocorresse, foram utilizadas voadeiras (botes, movidos por motores de popa), lanchas e aeronaves, estas utilizadas apenas em comunidades de difícil acesso.



Neste processo seletivo de 2018/19, os candidatos indígenas das diversas etnias da região, alcançada pela atividade avaliativa puderam fazer a prova de redação em na Língua Portuguesa e em quatro línguas indígenas co-oficializadas: Baniwa, Yanomami, Nheengatu e Tukano. Trata-se de uma ação inclusiva, que leva em conta, dentre outros aspectos, a valorização das línguas indígenas faladas pelos povos originários dessa região em que o IFAM se faz presente.  

A Reitoria do IFAM, apoiou esta ação e por sua vez, autorizou e assumiu o compromisso com os custos financeiros da realização das atividades, num total de R$ 38.500,50 (trinta e oito mil, quinhentos reais e cinquenta centavos). O empenho pessoal do Reitor foi decisivo, para que o processo fosse realizado de forma ampla e diferenciada, respeitando-se as particularidades regionais, no tocante às demandas e localização das comunidades indígenas, no âmbito da região de abrangência do território etnoeducacional do rio Negro, que alcança os municípios de Barcelos, São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do rio Negro. Todo o PSD/2018-19 foi realizado entre os dias 25 a 30 de novembro deste ano.

A correção das provas serão realizadas por uma Câmara de Correção multilíngue, em atenção às diversas línguas indígenas e à língua portuguesa, utilizadas no processo de construção textual proposto. O processo de correção de provas levará, aproximadamente, oito dias para sua conclusão.

*Com informações da assessoria do Ifam 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.