Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019
LITERATURA

Ilustradora Irena Freitas lança livro sobre 'faces' de Manaus, em São Paulo

Primeiro livro da amazonense será apresentado para editora na capital paulista. Obra é a primeira de série literária sobre lugares e cultura



WhatsApp_Image_2019-09-12_at_15.26.47_35374C2F-02F4-446D-8269-60984544A88D.jpeg Foto: Divulgação
18/09/2019 às 07:33

Em seu primeiro livro sobre a cidade, a ilustradora Irena Freitas narra um dia pelas ruas de Manaus. O trabalho carrega exatamente o nome da capital amazonense e tem como singularidade o objetivo de traduzir em imagens e palavras os sons, as cores, os cheiros e sabores do lugar. Homenageando a cidade, a artista retrata o dia a dia amazonense em meio à convivência com a floresta e a cultura popular da região.

“O livro foi parte da minha tese de mestrado. Desenvolvi três livros sobre cidades onde já vivi, Manaus foi um delas. A ideia era mostrar em cidades pelo meu ponto de vista, o que é Manaus para mim. Quando apresentei o projeto para a editora eles acharam melhor começar por ela e ver qual seria a recepção do público”, disse Irena.



A ilustradora conta ainda que o livro ilustrado tem poucas páginas. Pode ser lido tanto por crianças quanto por adultos, qualquer pessoa que tenha interesse em descobrir novos lugares ou mais sobre sua cidade de origem. “Se tudo der certo, esse vai ser o primeiro de uma série de 'livros-cidade', mas a proposta é que ele desperte o interesse das pessoas de conhecerem novos lugares e culturas”, mencionou.

Sucesso 

O trabalho, que já teve lançamento na capital para o público jovem, agora, será apresentado junto à editora em São Paulo. “Tive dois lançamentos aqui em Manaus e em ambos todos os livros foram vendidos. Foi uma experiência muito boa esse contato com o leitor. É meu primeiro livro, então nunca tinha vivido isso antes. Até agora teve uma boa recepção. Ele também dialoga com crianças fora do material escolar, então isso tem chamado atenção de novos leitores”, comentou a artista.

Irena atualmente reside em Manaus, mas também atua fora da cidade - e não é à toa. O talento da artista vem sendo cultivado há bastante tempo, deixando de ver a ilustração como um hobby e se tornando uma carreira profissional. “Eu sou formada em design e jornalismo, mas sempre trabalhei como ilustradora freelancer. Não sei explicar ao certo minha relação com a ilustração, sempre foi algo que fez parte do meu dia a dia, foi um processo natural eu começar a trabalhar com isso”, contou.

Destaque

O livro ilustrado “Manaus” de Irena Freitas é uma das obras finalistas do Latin American Design Awards 2018 na categoria ilustração. A premiação em questão é reconhecida como o maior e mais importante concurso de design da América Latina, por celebrar um trabalho excepcional de design e reconhecer a excelência das peças gráficas feitas na região.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.