Sábado, 14 de Dezembro de 2019
CAMPEÕES

Amazonas FC vence São Raimundo e conquista título do Barezão Série B

Mesmo com um jogador a menos durante todo o 2º tempo, a Onça Pintada da ZL 'devorou' o Tufão em seu 'quintal' e conquista o Campeonato Amazonense da Série B. Placar de 3 a 1, na Colina, deu a taça ao caçula



5dcd1629-6c56-4ab5-8ca2-79a3064cec05_85DAEA51-34F7-4152-975C-41E994DC4FB8.jpg Foto: Denir Simplício
16/11/2019 às 19:40

A Onça rugiu mais alto na Colina. Mesmo com um jogador a menos durante todo o segundo tempo, o Amazonas FC 'devora' o São Raimundo em seu 'quintal' e conquista o Campeonato Amazonense da Série B.  No duelo do velho Mundico com a novinha Onça Pintada da Zona Leste, neste sábado (16), no estádio da Colina, melhor pro caçula do futebol Baré, que venceu por 3 a 1 e ficou com a taça.

Em jogo de fortes emoções desde o apito inicial ao término, o time do Amazonas FC foi mais organizado em campo e fora dele, bateu o Tufão da Colina em sua casa e ergueu o primeiro título de sua recente história.  Com gols de Daivison, Bacas e Dioguinho - Ray diminuiu para o Mundico -, o Amazonas, com menos de seis meses de fundação, carimba seu acesso à elite do futebol Baré com o troféu de campeão estadual da segunda divisão. 



O jogo

A Onça Pintada dá o primeiro bote aos 4 minutos, quando em lance de escanteio Fazendinha se antecipa a Thiago Spice e finaliza assustando a meta do goleiro Jonathan. O São Raimundo ainda tímido, tentava chegar nos contra golpes.

Depois de mostrar suas garras pro Tufão, foi a vez do Amazonas mostrar o futebol que o levou ao acesso com campanha invicta. Aos 11 minutos, Bacas ganhou dividida no meio com Thiago Spice e lançou Magnum. O lateral direito do Amazonas FC engatou a quinta marcha, chegou ao fundo e cruzou a bola na medida para o atacante Daivison abrir o placar na Colina. 1 a 0 pra Onça Pintada da Zona Leste. 

O gol deu moral pro Amazonas FC e o time comandado por Ricardo Lecheva manteve a pegada. Aos 15 minutos, Índio ganhou na raça, invadiu a área e chutou tirando tinta da trave do Mundico. 

O São Raimundo tenta acordar pro jogo esboça a reação.  Aos 19 minutos, Thiago Bigo chega na linha de fundo pela esquerda e cruza para Ray cabecear livre, mas pra fora. Aos 21 minutos, mais pressão do Tufão. Ray faz bela jogada pela esquerda e serve Heltinho, que corta pra dentro e fuzila, mas longe da meta de Iago. 

O Tufão da Colina segue em busca do empate e empurra a Onça pro seu campo de defesa.  Aos 29 minutos, Tiago Amazonense arrisca de longe e força o arqueiro Iago Salles a  fazer grande defesa.  Logo em seguida, o  Amazonas FC contra ataca com Sousa, que carrega pela esquerda do ataque e chuta para intervenção tranquila de Johnatan. 

Quando o Tufão era melhor no jogo, veio o segundo bote fatal da Onça.  Aos 37 minutos, Bacas aproveitou falha no ataque de Ray e puxou o contra golpe. O camisa 7 do Amazonas FC passou para Magnum e cruzou na medida para o próprio Bacas dar um tapa na bola e aumentar o marcador.  2 a 0 pra Onça Pintada da Zona Leste. 

Aos 42 minutos, um lance feio levou a expulsão do meia Índio, do Amazonas FC.  A Onça tentou sair em contra golpe rápido, mas Índio entrou em impedimento.  Mesmo assim o lance seguiu e jogador da Onça dividiu bola com o goleiro Jonathan chegando atrasado e atingindo o camisa 12 do Tufão que ficou no chão.  A arbitragem deu o segundo amarelo para Índio que foi expulso da partida. São Raimundo com um homem a mais em campo. 

Segundo tempo 

Na volta do intervalo, o técnico Paulo Morgado foi pro tudo ou nada e colocou em campo o veterano atacante Marinho na vaga de Romarinho.  Pelo lado do Amazonas FC, Lecheva sacou Bacas, que já tinha cartão amarelo e reforçou a defesa com o zagueiro Rubran.

E logo aos 2 minutos, Magnum, mais uma vez ele, chegou na linha de fundo e cruzou.  A bola caprichosamente tocou no travessão e foi pra linha de fundo. O jogo recomeçou, mas parece que o São Raimundo não tinha voltado do vestiário.  Aos 4 minutos, Daivison é lançado, ganha fácil da marcação e vai livre pra cima de Jonathan. No entanto, o camisa 9 da Onça perde o gol feito. Magnum ainda pegou o rebote, mas dessa vez o camisa 12 do Tufão estava esperto.

Quem precisa virar o jogo pra levar a taça é o Mundico, mas quem segue em busca do gol é o Amazonas FC.  Aos 9 minutos, Rubran cobra falta quase da pequena área e obriga Jonathan a fazer milagre no gol do Tufão. 

Com Marinho e Ray no ataque, a estratégia de Paulo Morgado era simples: alçar bola na área do Amazonas FC. Mas o time de Lecheva se defende bem das investidas do Tufão. 

Aos 26 minutos, a Onça se mantinha apenas explorando os contra golpes. Foi assim que Diogo levou perigo mais uma vez a meta de Jonathan. Mas, sozinho, o camisa 8 acabou tendo de fazer voo solo e chutou pra fora. 

De tanto insistir pelo alto, foi por baixo que o São Raimundo diminuiu o placar. Bate rebate na área do Amazonas FC e Thiago Spice solta a bomba pro gol de Iago Salles. No caminho a bola encontra o pé de Ray que desvia pro gol e faz o primeiro do Tufão. 2 A 1 pra Onça Pintada. 

Logo em seguida, a Onça Pintada teve duas chances incríveis de fazer o terceiro, mas Jonathan não deixou a peteca cair. 

A final chega aos 37 minutos e o desespero começa a bater à porta do Mundico. O zagueiro Thiago Spice vira atacante e tenta amassar o Amazonas FC em seu campo de defesa. Aos 43minutos, a bola do empate para o Tufão da Colina cai nos pés de seu maior ídolo em campo. Marinho pega um rebote na linha da pequena área e tenta de voleio, mas Iago defende o gol que seria o do empate do São Raimundo.

Pouco depois, já nos acréscimos, Diogo dá o bote fatal da Onça no Mundico. Marca o terceiro gol do Amazonas FC na partida e assinala o primeiro título do Amazonas FC em sua história de menos de seis meses no futebol Baré. Amazonas FC campeão amazonense da Série B 2019.

News denir 5aee6cdd 1d6a 4786 8dc7 d70985711b16
Editor de Esportes
Jornalista formado na Uninorte em 2010. Entrou para a equipe de A Crítica em 2014, como repórter para a Copa do Mundo no Brasil. Atualmente é editor do caderno de esportes, o Craque, onde segue na luta pela divulgação do esporte baré.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.