Sábado, 18 de Setembro de 2021
RECONHECIMENTO

Alcear entrega Medalha do Mérito Cultural Gaitano Antonaccio neste sábado (24)

Evento acontecerá no Palácio da Justiça, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, centro histórico de Manaus, a partir das 10h



90908__3__86D03311-D022-4DC6-A01E-5CD8DAB6D53A.JPG Foto: Divulgação
21/07/2021 às 18:26

A Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (ALCEAR) promove no próximo sábado (24) a sessão solene de outorga da Medalha do Mérito Cultural Gaitano Antonaccio. O evento acontecerá no Palácio da Justiça, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, centro histórico de Manaus, a partir das 10h, atendidos os protocolos sanitários. 

A comenda, conforme explica o presidente da entidade, o advogado e escritor Júlio Antonio Lopes, “foi instituída por meio de uma Resolução datada de 28 de fevereiro de 2020, para, a um só tempo, reverenciar a vida e a obra de Gaitano, bem como para reconhecer e honrar as pessoas que prestaram inestimáveis serviços à sociedade no campo das letras, das artes e das ciências, contribuindo para a construção de um mundo melhor, mais justo, mais lúcido e mais belo. O Gaitano é um gigante da nossa cultura que, pelo conjunto da obra, monumental, merece o respeito e as homenagens de seus concidadãos. Ele já recebeu, dentre uma infinidade de distinções, o Troféu Dom Quixote; os troféus Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves e Machado de Assis; e a medalha do centenário da Academia Amazonense de Letras. Foi honrado, inclusive, com o patronato da Academia de Letras e Culturas da Amazônia (ALCAMA) e foi eleito, recentemente, para integrar os quadros da Academia de Letras do Brasil (ALB), com sede em Brasília, mas creio que jamais imaginou que os seus conterrâneos lhe dariam as flores do reconhecimento e do afeto de forma tão bonita. Ele merece. E o Amazonas, justamente, o reverencia”. 

A medalha tem o formato circular, medindo 5,5cm na altura e largura, em metal banhado a ouro. Em sua face principal consta a efígie do escritor, estando gravados o seu nome e o título da honraria. No anverso, também em relevo, encontra-se gravado o brasão da ALCEAR.  Ela será acompanhada de um diploma, assinado pelo presidente e pelo secretário-geral da instituição. 
 
Medalha do Mérito Cultural Gaitano Antonaccio 

Gaitano Laertes Perereira Antonaccio é amazonense de Manaus, nascido em 28 de janeiro de 1940, casado com a professora Maria do Carmo Azevedo Antonaccio e pai de Quatro filhos. Ele é advogado, contabilista, escritor, poeta, articulista, conferencista e empresário. Com os três livros que lançará no sábado (Pérolas esparsas, Amores perdidos no tempo e O mundo empresarial e seus bastidores) ele alcançará a incrível marca de 159 livros publicados. Gaitano é  membro de dezenas de entidades culturais no Amazonas, no Brasil e no mundo. É doutor honoris causa da Universidade Samuel Benjamin Thomas, na Inglaterra; e membro da Sociedade Internacional de Escritores (IWA), nos Estados Unidos. Ao longo de sua vida também fundou e presidiu a Associação dos Escritores do Amazonas (ASSEAM) e a Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (ALCEAR). 
Gaitano Antonaccio se diz muito agradecido e emocionado. “Eu recebo essa homenagem dos meus colegas acadêmicos da ALCEAR, numa iniciativa do meu amigo-irmão Júlio Antonio Lopes, nosso atual presidente, com a certeza de que é um gesto generoso e que me deixa muito feliz. Recebo esta homenagem com duas certezas: sei de sã consciência que muitos são dignos da mesma honraria, e não são poucos; e reconheço, modestamente, que fiz muito, fiz aquilo que a minha consciência permitiu e que eu faria milhões de vezes de novo, se oportunidade tivesse. Todos temos o poder de fazer sempre mais. Que  Deus me ajude a continuar merecendo esse reconhecimento de todos os que eu amo e que me são caros. Obrigado a minha família, aos meus amigos e que não me falte saúde para prosseguir. Amém”. 

Nesta primeira edição serão agraciados com a medalha as seguintes personalidades: Bernardo Cabral, Baby Rizzato,  José Roberto Tadros, Flávio Pascarelli, Arnaldo Péres, Liana Belém Pereira de Mendonça, Nelly Falcão de Souza, Raimundo Colares Ribeiro,  Leila Suely Gouvêa José, Sinésio Talhari, Paulo Pinto, Luiz Almir Menezes Fonseca, Marita Socorro Monteiro, Rene Costa Menezes de Souza, Adessandro Contiero, Pedro Lucas Lindoso, Leonardo Mississipe de Souza, José Corrêa de Menezes, Cecília Maria Rodrigues de Souza, Urias Sérgio de Freitas, Rômulo Sena, Raimunda Gil Schaeken, Mário Ypiranga Neto, Nelson Marcelo Falcão, Cynthia Antonaccio, Júlio Antonio Lopes, Paulo Queiroz, Anoar Samad, maestro Moisés Rodrigues, Osíris Silva, Ernani Garcia (in memoriam) e  Mario Jorge Corrêa (in memoriam).  



News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.