Domingo, 21 de Abril de 2019
publicidade
Capturar_194A027D-C383-4C87-AEAD-88C762076084.JPG
publicidade
publicidade

EDUCAÇÃO

Colégio Dom Bosco lança ensino em tempo integral para crianças em 2019

Modalidade pode ser adquirida para o Ensino Infantil até o 5º ano. Desenvolvimento cognitivo e prático, segurança e acompanhamento pedagógico estão entre os diferenciais da instituição


20/12/2018 às 18:30

A correria dos pais e a necessidade de assegurar a educação de crianças e adolescentes têm adaptado os mecanismos de ensino em várias partes do mundo. A oferta de atividades que desenvolvam a prática, a convivência e o desenvolvimento cognitivo é uma realidade nas escolas, e uma dessas apostas é o horário em tempo integral. Em Manaus, o Colégio Dom Bosco lança esse sistema em 2019, unindo várias modalidades num período estendido de tempo que vai além do ensino regular.

A engenheira agrônoma Eneida Soares, de 47 anos, é uma das mães que abraçou a ideia para a filha que vai entrar no segundo ano. A vida corrida e a confiança no trabalho executado pela instituição no tempo regular fizeram com que Eneida optasse pela novidade.

"A escola como um todo trabalha tudo e não apenas em um ponto. Isso fez com que a gente confiasse para a nossa filha que tem só 7 anos. Vai unir o útil ao agradável, vai ajudar na logística, e obviamente vamos fazer o que a escola pede que é dar o suporte em casa pela parte da noite. Ao contrário do que se pensa, ela está muito animada e nós também".

Atendendo necessidades

A criação do tempo integral surgiu para atender tais necessidades em um espaço seguro. "A partir de conversas com os responsáveis dos nossos alunos que têm essa necessidade, elaboramos o projeto do tempo integral", explicou a diretora pedagógica da instituição, Sandra Corrêa.

Ela avalia ainda que a novidade para os pais tem sido positiva. "Com a vida cada vez mais atribulada dos pais, uma angústia de muitos era justamente em perceber que a rotina diária deles devido ao trabalho e várias atividades que realizam não conseguirem fazer esse acompanhamento com os filhos da forma que gostariam. Com o tempo integral os alunos serão estimulados em suas potencialidades com um acompanhamento pedagógico adequado, levando a criança a ter mais autonomia também".

Como funciona

O Colégio Dom Bosco vai oferecer o tempo integral para alunos do Infantil até o 5º ano. Os valores têm um acréscimo de R$ 699 no preço da mensalidade do ensino regular.

Para o Ensino Infantil e 1º ano, o horário da manhã será regular (de 7h30 às 11h15). O tempo integral funciona a partir das 14h e vai até às 17h, com oficinas criativas de artes plásticas, brincadeiras, atividades dirigidas e livres, sala de leitura e hora do estudo. Os alunos também têm direito ao intervalo de 11h15 às 14h para higienização, almoço e atividades de relaxamento.

Do 2º ao 5º ano, o tempo integral vai de 11h50 às 17h30 com intervalo de 11h50 às 13h20. Para essa faixa etária, o Dom Bosco oferece atividades desportivas como xadrez escolar ou natação, ateliê de artes e atividades que envolvem a prática do empreendedorismo.

A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental 2, Dayse Flores, destaca que a ideia é um projeto-teste e comemora a aceitação dos pais. "Os pais procuravam muito por esse tipo de sistema. Dependendo da demanda, a intenção é estender o ensino ampliado para o ensino fundamental, pois o local é propício e agradável", acrescenta. 

publicidade
publicidade
Crianças vacinadas contra H1N1 no Amazonas precisam tomar a 2ª dose
UEA está com inscrições abertas para projeto Escola do Meio Ambiente (EMA)
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.