Segunda-feira, 20 de Setembro de 2021
DECISÃO

Guarda Municipal de Manaus passará a usar armas, anuncia David Almeida

Cerca de 480 integrantes da Guarda Municipal devem passar por treinamento para integrar efetivo da segurança pública da capital, disse o prefeito. Medida precisa passar por lei na Câmara Municipal de Manaus



show_IMG0017435485_60BBABCE-EADC-4F84-ACC0-BAD3AB91ED55.jpg Foto: Divulgação
07/06/2021 às 12:23

A Guarda Municipal de Manaus deve passar a utilizar armas de fogo em breve, segundo o prefeito de Manaus, David Almeida. Segundo ele, ao menos 480 integrantes da Guarda devem passar por treinamento com policiais militares para então integrarem o efetivo da segurança pública na capital amazonense.

A medida de armamento da Guarda Municipal deve acontecer após David Almeida mandar Mensagem de Lei à Câmara Municipal de Manaus, solicitando a criação de uma nova secretaria, chamada de Secretaria Municipal de Defesa Social, que daria um reforço na segurança pública. O planejamento já está sendo discutido e o pedido para criação da pasta deve ser entregue até esta quarta (9) aos vereadores. 



"Não fiz antes pois existem algumas leis que impedem a criação de estruturas e aumento de despesas, portanto estamos remanejando estruturas de outras secretarias para que nós possamos adequar a Secretaria de Defesa Social. Assim que criada, vamos iniciar o armamento da nossa guarda municipal", disse.

Ainda segundo o prefeito, outras medidas devem ser tomadas, como a realização de um convênio com a Polícia Militar. "Queremos ter a possibilidade de comprar a folga do policial militar, adquirir, comprar ou alugar viaturas, fazer um quartel general, uma corregedoria, treinar os nossos guardas municipais. Com essas ações, vamos ter um efetivo de cerca de 700 homens à disposição da segurança pública de Manaus", disse.

Sergio Fontes titular

O escolhido por David Almeida para conduzir a nova secretaria é o ex-secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes. "Já trabalhamos juntos quando fui governador, e ele desempenhou um importante trabalho quando estivemos juntos anquele momento em que fiquei como governador", disse.


Sérgio Fontes já foi titular da SSP. Foto: Arquivo/AC

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.