Manaus ter, 20 out
A Crítica
Opinião

Regra mina projeto de Antony

No sítio institucional do governo do Amazonas, a página dedicada à Casa Civil diz que Flávio Antony “tem ampla experiência em cargos da administração pública”, e lista uma série de funções que ele ocupou na última década.

Publicado em 27/08/2025 às 09h05
Regra mina projeto de Antony
Foto: Divulgação SECOM

A decisão do Conselho Federal da OAB de padronizar a regra dos dez anos de prática da advocacia, exigidos para quem for disputar vagas do Quinto Constitucional, caiu como uma bomba sobre a campanha do chefe da Casa Civil, Flávio Antony, pré-candidato a uma cadeira de desembargador no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM). Antony, cujo investimento na campanha é público e notório, não teria, em tese, como comprovar o requisito temporal como advogado militante nos últimos dez anos.

Trajetória – No sítio institucional do governo do Amazonas, a página dedicada à Casa Civil diz que Flávio Antony “tem ampla experiência em cargos da administração pública”, e lista uma série de funções que ele ocupou na última década.

Aviso – Há dois meses, em registro nas redes sociais, o presidente nacional da OAB, o amazonense Beto Simonetti, já havia anunciado que a campanha de Flávio Antony tombaria no meio do caminho. Ele afirmou que o secretário era “incompatível com a advocacia”.

Exigência – À época, ao postar a notícia “OAB Nacional institui grupo de trabalho para atualizar as regras de indicação de advogados a tribunais”, Simonetti disse que gostaria de ver, na vaga do desembargador Domingos Chalub, um advogado(a) que tivesse “experiência plena” na função e fosse capaz “de fazer entregas à classe”.

Silêncio – Flávio Antony ainda avalia os efeitos da decisão do Conselho Federal da OAB. Procurado, preferiu não se aprofundar no assunto.

Resposta – Ao SIM&NÃO, Beto Simonetti disse, ontem: “As vagas do Quinto precisam ser ocupadas por colegas efetivamente militantes, que levem à Corte a experiência prática da advocacia. Esse é o espírito da norma. As vagas são da advocacia, e o sistema OAB tem o compromisso de lutar por isso”.

Dilema – Com um pé no Republicanos, o deputado federal Amom Mandel deu marcha à ré, após a chegada na sigla do ex-prefeito Artur Neto. Ele avalia convite do PP, Podemos e até do PSB.

Reforma – Vai custar R$ 124,4 mil a reestruturação do prédio da Semmasclima, a fim de que a Subsecretaria de Proteção, Defesa e Bem-estar Animal seja instalada no local. A empresa ENS Serviços de Construção será a responsável pela obra.

Raio-X – Sob a manchete “Comando Vermelho expande tráfico no AM enquanto forças de segurança discordam sobre proteção da fronteira”, reportagem da Folha de S. Paulo desnuda a expansão do tráfico de drogas na fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, sob o olhar impotente das forças de segurança do Amazonas.

Produção – Ao descrever o plantio de cocaína de cerca de oito quilômetros na margem peruana, no trajeto entre Benjamin Constant e Atalaia do Norte, a reportagem afirma que, nessa região, a capacidade de produção é de 1 tonelada de cocaína por dia.

Travessia – “As plantações estão fora da jurisdição da PM e das forças de segurança brasileiras, mas traficantes atravessam a fronteira diariamente para uma jornada de ao menos dois dias até o porto de Manaus, a 1.100 km de distância”, registra o repórter Tulio Kruse, que esteve em Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, Manaus e Leticia (Colômbia).