Suframa planeja reestruturação do Porto de Tabatinga como rota de comércio internacional
O continente asiático será uma das conexões facilitadas pela rota comercial. Declaração foi dada pelo superintendente Bosco Saraiva.
O superintendente, Bosco Saraiva, informou que a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) planeja a reestruturação do Porto de Tabatinga (distante 1.106 quilômetros em linha reta de Manaus) para interligar o comércio do Amazonas em nivel internacional.
“Com a inauguração do Porto de Chancay (Peru) anunciada para o mês de novembro próximo e a criação de uma possível nova rota entre a Ásia e o Amazonas entrando pelo Oceano Pacífico é necessário que estejamos preparados em nossas obrigações administrativas na área de Livre Comércio de Tabatinga”, disse Bosco.
O superintendente da Suframa destacou que a estrutura física do porto e uma montagem moderna de alfandegamento são necessárias e que irão ter grande impacto econômico no estado.
“Ainda não há dados suficientes para mensurar a movimentação da economia local, porém poderemos afirmar que o fluxo de mercadorias entrando e saindo sofrerá um aumento considerável o que é fantástico para nosso alto Solimões”, ressaltou Bosco.
O Alto Solimões é composto por nove municípios: Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Atalaia do Norte, Tonantins, Fonte Boa, Jutaí e Amaturá.
Tabatinga é o município que faz tríplice fronteira com Peru e Colômbia. Além de ser um município amazonense que sofre conurbação, efeito geográfico que une uma cidade a outra como um único núcleo urbano.