Enem 2026 movimenta locais de prova em Manaus neste domingo
Candidatos enfrentam o primeiro dia do exame, com questões de Linguagens, Ciências Humanas e Redação.
Os portões dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram abertos às 11h (horário local) para os candidatos a uma vaga no ensino superior que realizam, neste domingo (8), o primeiro dia do exame em Manaus. Neste primeiro dia, os estudantes testam seus conhecimentos nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da elaboração da Redação.
Na Universidade Nilton Lins, o maior local de aplicações de provas do Enem em Manaus, as estudantes Nicole Sales, de 16 anos, e Luana Stephany Nascimento, de 17 anos, da Escola Estadual Antônio Maurity Monteiro Coelho, detalharam que embora ainda estejam no segundo ano do Ensino Médio e não havendo obrigatoriedade em realizarem o Enem, foram incentivadas por seus professores a aplicarem seus conhecimentos.
“A preparação já começou desde o dia que a gente se inscreveu. Nós temos estudado muito redação, porque é a parte mais puxada e a expectativa é lá em cima. Vamos botar pra cima e mesmo se a gente não conseguir, mas pelo menos a gente tentou, deu o nosso máximo na prova”, comentou Nicole Sales.

Ainda segundo Luana, um dos pontos positivos na preparação para o Enem foram os ‘aulões’ gratuitos oferecidos em sua escola para todos os alunos da rede pública de ensino.
“Nossos professores sempre nos incentivaram e nos aconselharam bastante. Fomos bem preparados para esse momento, tivemos bastantes aulas sobre redação e matemática, que são as áreas onde os alunos mais tem dificuldade. Em nossa escola também tivemos os ‘Aulões do Enem’, que atraiu inclusive alunos de outras escolas e foi muito positivo”, salientou Luana Nascimento.
Prestando o exame pela segunda vez, Guilherme Barbosa, de 21 anos, relatou que se preparou bastante por meio de cursinhos pré-vestibulares, vídeoaulas e muita pesquisa.
“Eu fiz o Enem pela primeira vez em 2023, dei uma parada, mas retomei e minha expectativa está bem alta. E me preparei bem para está prova. Foram muitas vídeoaulas, muito cursinho, pesquisando, estudando e me preparando muito para esse momento. Teve dias que eu não dormi direito, estudando de madrugada. É uma coisa bem pesada, para quem tem um objetivo”, comentou Barbosa.
Perguntado sobre a proposta de tema da Redação do Enem 2026, Guilherme respondeu que gostaria de uma temática contemporânea, como a questão das Inteligências Artificiais.
“Estudei um pouco de vários temas e gostaria que viesse algo relacionado à cultura ou relacionado à tecnologia, algo envolvendo as Bets, que é uma coisa que tá muito atual, relacionado também à educação, à inteligência artificial, que está dominando tudo”, frisou.

Buscando o acesso à universidade nos cursos de Moda, Engenharia Civil e Ciências Contábeis, as alunas do terceiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) Dominik Figueiredo, Nirvana Soares e Laiz Gomes, todas de 18 anos, revelaram que já vinham se preparando para está etapa da vida escola, inclusive como ‘treineiras’.
“É a minha primeira vez fazendo a prova. Eu estudei mais redação, mas também tinha estudado as outras matérias. Estou mais preocupada com a redação. Espero que caia algo no tema sobre algo que eu estudei bastante, como temáticas voltadas às crianças e adolescentes, e também sobre a tecnologia no ambiente escolar”, comentou Dominik Figueiredo.
“Eu fiz o Enem no ano passado e espero me sair melhor do que eu fui na primeira vez. Dessa vez o meu preparo foi mais no segundo dia, em física, química e matemática, na parte de exatas, que é onde vai pegar mais minha área, já que eu quero puxar Engenharia Civil”, frisou Nirvana Soares.
“Eu fiz o Enem no primeiro e no segundo ano como ‘treineira’, testando de fato os meus conhecimentos. E agora no terceiro ano é para valer. Eu creio que vou me sair melhor do que no primeiro e no segundo ano. Agora eu foquei muito na redação, na estrutura, na conclusão, na introdução. Que era um ponto que eu ainda não sabia escrever muito bem. E eu espero me sair bem”, concluiu Laiz Gomes.
Enem em Manaus
No horário local, os portões dos locais de exame foram abertos às 11h e fechados pontualmente às 12h, com o início da aplicação marcado para as 12h30 e encerramento às 18h. Enquanto a saída das salas sem o caderno de questões é permitida a partir das 14h30, a saída com o caderno de questões é somente nos últimos 30 minutos de prova, ou seja, às 17h30.