Estudantes de Manacapuru criam lavatório automático com sensor de calor
Os alunos utilizaram os materiais de higiene e limpeza doados pela ONG Visão Mundial. O protótipo durou apenas três dias para ser desenvolvido pelos alunos da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré
Os materiais de higiene e limpeza do projeto Resposta à COVID-19 no Brasil, doados pela Visão Mundial – com o financiamento do Escritório de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) – serviram de inspiração para alunos da rede pública criarem um projeto de Robótica, que aciona os dispositivos por sensor.
Com os itens de sanitização, que contemplam lavatório de mão e totem de álcool em gel, em apenas três dias, os alunos da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré em Manacapuru, a 115 quilômetros de Manaus, conseguiram desenvolver um lavatório automático, controlado por um sistema que pode interagir com o ambiente. O protótipo possui um console com medidor de temperatura corporal e dispenser de álcool em gel que funciona por aproximação, e foi chamado de AC-19.
Segundo o professor Galileu Pires, o projeto de robótica já vinha desenvolvendo o protótipo, mas estava parado por falta de recursos financeiros e dos materiais necessários para a confecção. Após a doação da Visão Mundial tudo foi confeccionado rapidamente, “Foi como um presente de Deus mesmo, na verdade o material doado caiu feito uma luva em tudo que já havíamos projetado, quando vimos que o console do lavatório e dispenser encaixava, eu e o professor Victor ficamos empolgados e por isso trabalhamos para montar tudo tão rápido”, afirmou.
Foto: Sandro Freitas/Visão Mundial
O projeto de robótica, desenvolvido por cinco alunos, consistiu no desenvolvimento de três dispositivos, sendo uma pulseira com sensor, que afere a temperatura corporal, um dispenser automático de álcool em gel com sensor de aproximação; e um aferidor de temperatura com termistor de distância acoplado, instalado na entrada da escola.
De acordo com o aluno do 2° ano e participante do projeto José Victor, o dispositivo foi instalado na entrada da escola e a ideia do projeto é dispensar o contato humano. “Antes de implementarmos o projeto, era necessário duas pessoas na recepção dos alunos, uma para medir a temperatura e outra para aplicar o álcool em gel e agora tudo é feito através do dispositivo”, explicou.
A escola já possuía um simples laboratório de robótica com cinco alunos participantes e com a orientação dos professores Galileu Pires, de Biologia; e José Victor Bezerra, de Física, que idealizaram os protótipos para ajudar a combater a proliferação do vírus no ambiente escolar, fazendo com que os estudantes fiquem atentos às medidas de segurança e aos possíveis casos de contaminação, dentro e fora da escola.
Ao tomar conhecimento do projeto, a gerente do Resposta à COVID-19 no Brasil, Angela Karinne Almeida Mota, ficou bastante impressionada de ver que os materiais doados foram objeto de uma iniciativa de robótica e automação e que vão facilitar ainda mais a rotina dos estudantes e ajudar na prevenção. “Sabemos da importância que nosso trabalho teve na contribuição para o enfrentamento da pandemia e aumento das medidas de prevenção. Nem todas as escolas e estabelecimentos dispõem de recursos para a aquisição destes materiais de sanitização e ver o uso e ainda uma melhoria aplicada aos lavatórios e totens é inspirador”, comenta.
Foto: Sandro Freitas/Visão Mundial
PROJETO DA VISÃO MUNDIAL
A ONG Visão Mundial – que integra a rede World Vision, uma das maiores organizações humanitárias de proteção à infância – mantém desde 2020 o projeto Resposta à COVID-19 no Brasil, com financiamento do Escritório de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). O projeto tem viabilizado a entrega e instalação de lavatórios para mãos na cidade de Manacapuru.
Até junho, o projeto garantiu a entrega e instalação de 1 mil lavatórios para mãos e 1.110 totens de álcool em 33 municípios do Amazonas, beneficiando mais de 50 mil pessoas, por estarem em espaços de atendimento ao público de grande circulação, como pequenos comércios, escolas, abrigos e instituições de cuidado social. Se considerarmos também os mil totens de álcool em gel entregues pelo projeto, o impacto chega a 1 milhão de pessoas.
Cada lavatório portátil vem com sabonete bactericida, que promove a assepsia das mãos, e também conta com um reservatório de água com capacidade de 20 litros (aproximadamente 150 lavagens de mãos), podendo ser reabastecido facilmente e com descarte controlado e ecológico. Durante as ações de entrega de materiais, em todos os municípios, a população é orientada sobre a correta forma de higienização das mãos e a importância de utilização dos lavatórios disponíveis nas cidades.
Outra iniciativa do projeto é a entrega de mais de 120 mil kits de higiene pessoal e domiciliar e ações de orientação e prevenção, que são frentes de atuação do projeto. O objetivo inicial era alcançar mais de 76 mil pessoas no Estado. Porém, com a expansão, mais de 120 mil pessoas já foram diretamente alcançadas pelas ações emergenciais.
Sobre a Visão Mundial
A Visão Mundial Brasil integra a parceria World Vision International, que está presente em cerca de 100 países. No País, a Visão Mundial atua desde 1975, beneficiando 2,7 milhões de pessoas com projetos nas áreas de educação, saúde/proteção da infância, desenvolvimento econômico e promoção da cidadania. Seus projetos e programas têm como prioridade as crianças e adolescentes que vivem em comunidades empobrecidas e em situação de vulnerabilidade. Nesses 44 anos de atuação no Brasil, a Visão Mundial se consolida como uma organização comprometida com a superação da pobreza e da exclusão social. Para saber mais, acesse o site visaomundial.org