Manaus sáb, 17 out
A Crítica
Educação

Governo do Estado e servidores da educação não chegam a acordo e greve continua no Amazonas

Em reunião mediada pela ALE-AM, os servidores da educação pediram 25% de reajuste salarial, além de outros benefícios. No entanto, Governo ofereceu 8%

Publicado em 18/05/2023 às 21h42
Governo do Estado e servidores da educação não chegam a acordo e greve continua no Amazonas
Foto: Divulgação

Governo do Estado e servidores da educação se reuniram nesta quinta-feira (18), mas a greve da classe continua. Isso porque as partes, mediadas pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), não chegaram a um acordo em relação ao reajuste salarial pedido pela categoria, pois enquanto os trabalhadores pedem 25% de reajuste, o Governo ofertou 8%.

Partiparam da reunião o secretário de Governo, Sérgio Litaiff, e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam). 

“A greve continua. Amanhã (sexta-feira), as atividades acontecem nos comandos de greve da capital e interior. Na segunda-feira, faremos outra assembleia seguindo os ritos para apresentar a contraproposta do governo e decidir os próximos passos”, explicou a presidente do Sinteam, Ana Cristina Rodrigues.

O secretário de Governo condicionou uma próxima rodada de negociação à suspensão da greve, o que foi rechaçado pela presidente do Sinteam, os comandos de greve e a presidente da Associação dos Administrativos da Educação do Estado do Amazonas (Avamseg). 

Além do reajuste salarial de 25%, os trabalhadores reivindicam reajuste no vale-alimentação e auxílio-localidade, cumprimento das progressões horizontais e verticais e plano de saúde para aposentados. Eles também incluíram na pauta a retirada por parte do Governo da Ação Judicial e a negociação das faltas dos dias paralisados, com posterior reposição das aulas.