Olhar diferenciado para o desenvolvimento
Escola tem o objetivo de aproximar os pais do dia a dia dos filhos
O Centro Educacional Paraíso Infantil (CEPI), localizado na avenida Ephigênio Salles, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus, celebra 45 anos de compromisso com a criança em um ambiente familiar e acolhedor.
O diferencial da escola está no olhar para o desenvolvimento integral dos alunos, a fim de proporcionar um processo de ensino-aprendizagem pleno. O coordenador pedagógico do CEPI, Cláudio Corrêa, enfatizou a visão holística da escola.
“O nosso primeiro ponto é acolher a criança e atender as necessidades que elas possuem e também atender a demanda dos pais. É o nosso olhar para a criança de forma holística e integrada. Além da parte pedagógica dessas crianças, também trabalhamos com a parte de socialização, do brincar, vivenciar e socializar com os demais alunos. Temos também acompanhamento nutricional e psicológico”, disse o coordenador pedagógico do CEPI.
Outro diferencial do CEPI é o atendimento individualizado familiar com o objetivo de aproximar os pais do dia a dia dos filhos na escola. A escola se firma no mercado da educação infantil como uma extensão do lar para os alunos e alunas e segue na missão de cuidar da criança para que consigam se desenvolver em todos os âmbitos da vida e viver em comunidade. O ato de brincar faz parte do cotidiano escolar, dentre outros pilares importantes da infância.
Do berçário ao fundamental

Crianças trabalham a socialização, o brincar e vivenciar (Paulo Bindá/A Crítica)
Fundado em 1979, o CEPI celebra mais de quatro décadas de atuação na área de educação infantil com qualidade exemplar e segue como referência para o mercado em Manaus. Paulo e Eunice Corrêa foram os fundadores e, ainda hoje, são os diretores da escola.
Simão e Rafael Maduro foram os primeiros alunos a serem acolhidos na instituição de ensino e Laura Edith a primeira professora. Atualmente, a escola recebe crianças a partir do berçário – quatro meses de vida – até o 5º ano do Ensino Fundamental.
As matrículas iniciaram em setembro e seguem até o final de novembro. O coordenador pedagógico explicou que após esses meses, as matrículas continuam mediante disponibilidade de vaga.
“Somos pioneiros no atendimento da primeira infância, com crianças de berçário. Pioneiros também no atendimento em tempo integral, que é a nossa grande demanda. E também pioneiros em outros pontos, como a noite do pijama, que fazemos há 20 anos”, frisou Corrêa.
Ao longo dos anos de atuação, o CEPI se tornou especialista acolher as crianças e acompanhar seu desenvolvimento com olhar atento, cuidadoso e individualizado, valorizando e assistindo cada uma delas de forma única.
Além de salas de aulas adequadas, a escola possui uma estrutura adequada com quadra poliesportiva, brinquedoteca, berçario, banheiros adaptados para as crianças, refeitório, salão de eventos, e também uma equipe de profissionais capacitados na área da educação infantil, psicopedagogia, psicologia e nutrição.
“Essa crianças possuem nome e sobrenome e por isso conhecemos os pais dessa criança e também buscamos conhecer como é a sua vida. Hoje, 90% dos nossos alunos são de tempo integral e passam bastante tempo conosco. O pai e mãe tem acesso às professoras e coordenação pelo celular em tempo real e de maneira muito direta. Conseguimos ouvir a demanda e procurar soluções”, frisou.

Hoje, 90% dos alunos da escola são de tempo integral (Paulo Bindá/A Crítica)
Família presente
O CEPI tem como prioridade a integração da família. “Fazemos eventos, como a ‘Feira do Conhecimento’, da qual todas as crianças irão participar e serão assistidas pela família e amigos. Temos aula de robótica na grade curricular e em um dia promovemos a ‘Edumaker Family’, um dia em que as famílias participam junto das crianças de experimentos em robótica. Além de festas como Dia das Mães e dos Pais, recital de música e espetáculo de balé. São vários momentos em que a família está junto conosco”, pontuou Cláudio Corrêa.
Com foco na criança, a partir do segundo semestre os pais são convidados para receber um feedback sobre o desenvolvimento desse aluno e aluna. “Buscando sempre agregar valor para a família. São reuniões individualizadas com as famílias das crianças para falar sobre como tem sido o desenvolvimento da criança, quais são a expectativas que temos até o fim do ano e também como será preciso preparar essa criança para o ano seguinte”, explanou o coordenador pedagógico.
Início das aulas em 2025
As aulas no Cepi começam no dia 3 de fevereiro, com turmas no período matutino, de 7h às 11h30, semi-integral, de 7h às 14h30 e o integral, de 7h às 17h30. “Os alunos de tempo integral tem direito a ‘Colônia de Férias’. A partir de janeiro esses alunos já vem para a escola com o objetivo de brincar, se divertir nessa colônia de férias com uma programação voltada e planejada para o brincar com oficinas, gincanas e passeios”, finalizou o coordenador Pedagógico, Cláudio Corrêa.