Manaus ter, 3 nov
A Crítica
Entretenimento

Aparecida: Uma homenagem à UEA na busca pelo tetra

Agremiação festeja os feitos e realizações da instituição, abrindo as celebrações do Jubileu de Prata

Publicado em 01/03/2025 às 17h12
Aparecida: Uma homenagem à UEA na busca pelo tetra
Foto: Jeiza Russo

Na disputa pelo tetracampeonato, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente (Gresmi) de Aparecida desfila o enredo “Lux Sapientiae – UEA, orgulho caboclo”, uma homenagem à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), assim como marcar o início das comemorações do Jubileu de Prata da instituição de ensino superior, celebrados em 12 de fevereiro de 2026. A agremiação é a quinta escola a descer aAvenida do Samba, a partida de01h20do domingo (2).

O primeiro setor da escola se chama“Berço da vida explode em cores – Floresta para sempre preservada”.  A comissão de frente“Homem iluminado – É parte do bioma – É preciso educar” traz o módulo alegórico “Amazônia, lugar de gente, planeta verde protegido”.

O primeiro casal de mestresala e porta-bandeira, Henrique Dias, 19 anos, e Leandra Gomes, 25 anos, se vestem de “o despertardoser”. 

As baianas da agremiação são as iaras, figura mitológica protetoradas águas. Omódulo avançado da agremiação “Semente de novos humanos – o futuro já é agora – educar e sensibilizar” faz uma alusão a um futuro onde a evolução do planeta significa a evolução da vida.

O carro abre-alas da escola “Lux – Misteriosa Amazônia Objeto de estudo, hoje, universo protegido” busca mostrar um lugar onde tecnologia,meio ambiente e o homem coexistem em uma nova forma de viver.

“Foi preciso iniciar” é o segundo setor do desfile com uma ala em Língua Brasileira de Sinais (Libras) intitulada “plástico, sim! do ouriço da castanha”. Mais quatro alas compõe essa parte do desfile: Da fibra do açaí, a madeira do bem; pela vida, casamento bom! Paullinia Cupana e aniba Rosa e odora; cursos – graduações dos sonhos (coreografada); e vinterior -universo amazônico é o foco.

O segundo carro da escola traz “Na Floresta: indústria, tecnologia, um povo, um homem, uma ideia – entre folhas, sobre águas, a universidade cabocla, da Amazônia”.

O terceiro setor da agremiação mostra a expansão dos saberes da UEA com mais seis alas: o caboclo letrado – direito em destaque – o é na porta do poder; rede de saber -centro, núcleo e polos UEA alcança a todos; linguagem para entender e se fazer entender e dominar o mundo (compositores); percepção – atenção às demandas – cursos especiais; guatá – indígenas em Paris; desestrangeirando – projeto Joanesburgo – A África
presente; e o terceiro carro alegório “do interior ao exterior, dominando o mundo”.

No quarto setor, com “As mazelas nascem da ignorância” onde mostram as os malefícios da ausência de educação como a poluição, violência, corrupção e propagação de informações falsas, como as fake news.

A escola fecha o desfile no quinto setor “A revolução do saber”com mais sete alas e o quarto carro da agremiação “gueto do saber – universidade gente, conhecimento made in Amazônia, justiça social em um futuro ancestral”.

“Como uma forma de festejar um dos maiores tesouros da nossa terra, da nossa gente, a Universidade do Estado do Amazonas, pelos seus grandes feitos, realizações, precoces, visto que a UEA possui um pouco mais de duas décadas de fundação, de existência, e para comemorar seus 25 anos de existência (…) nosso desfile é a Abertura de um Ano de Comemorações dos 25 anos do Jubileu de Prata da Universidade Cabocla”, assina a agremiação.

Samba de enredo

Lux Sapientiae – UEA, orgulho caboclo

Compositores: Sidney Myngal, Naian Nascimento, Serginho do Cavaco, Caliormar Brandão, Luciano Canavarro, Paulo Medeiros, Sandro Romero, Davi Menezes e Alan Bayma:

Aparecida canta e vibra

Tem tanta beleza o amor da minha vida (refrão)

O teu encanto reluz no meu cantar

Sou soberana, a dona desse lugar! (refrão)

Onde a natureza se levanta,

Surge a esperançade luz

Neste chão de rios e glórias

Teu legado, tua história,

O caboclo é quem conduz;

Visionário dessa gente, viu a vida melhorar,

O tom da tua beleza, meu espaço, nosso lar;

“Iara”e “curupira”entram nessa festa,

“Saber”que enobrece a floresta (bis)

O teu gigante poder é conseguir preservar

“Castanha”e “açaí”,os“frutos”deste lugar

Matéria-prima que dá água na boca,

A “Universidade”é cabocla (refrão)

Vivendo,quebrando barreiras,

Rompendo fronteiras,

Se abre uma porta

Indústria e meioa mbiente

Em plena harmonia

Quem ama se importa

Sai do interior do meu estado

Ao exterior do meu País;

Nem tudo são flores nessa aquarela

Afano é a mazela, ganância do malfeitor

E pro mal da corrupção,o remédio é educação

É lição do professor

O samba da mocidade

Vem pra avenida ensinar e aprender;

No sambada mocidade A UEA é a luz do saber. (bis)

Ficha técnica:

Nome: Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida
Apelido: Soberana
Fundação: 15 de março de 1980
Cores: Verde e branco
Presidente: Luiz Pacheco
Carnavalesco: Saulo Borges
Comissão de Carnaval: Hamilton Bandeira, Fabrício Nascimento, Saulo Borges,
Fabiano Fayal, Mithza Cid e Jeimeson Cardoso (Mingo)
Número de ritmistas: 220 (Bateria Universidade do Ritmo)
Coordenação: Mestre Lucas
Rainha de Bateria: Maylin Menezes
Número de alas: 25
Número de carros alegóricos: Quatro, dois módulos alegóricos e um módulo avançado.