Documentário amazonense retrata valorização do cabelo crespo
"O cabelo ainda é um fator que as pessoas escondem para serem aceitas na sociedade”, explicou a produtora do curta, Jéssica Dandara
O movimento Encrespa Geral Manaus, que incentiva a valorização da estética negra como a aceitação do cabelo crespo e a auto afirmação enquanto indivíduo negro, está produzindo um curta-metragem com o intuito de levar a reflexão sobre processos internos em relação a identidade negra.
O curta-metragem será lançado no dia 30 de dezembro e veiculado em todas as redes sociais da organização. O projeto cultural foi contemplado pelo Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc.
“O curta fala da estética negra, a aceitação do cabeço crespo, os processos que nós passamos para fazermos pensar em alisar nossos cabelos, o processo da não aceitação do nosso cabelo e o que faz com que tenhamos a crise de auto estima. O cabelo ainda é um fator que as pessoas escondem para serem aceitas na sociedade”, explicou a idealizadora do movimento, em Manaus, Jéssica Dandara.
“O curta contém falas, diálogos, conversas de mulheres negras entre si sobre suas relações com seus cabelos, sobre racismo e estética negra. Ele foi gravado durante a pandemia, mas antes, todas as pessoas que participaram fizeram a testagem para o novo coronavírus para se certificar que não houvesse o contágio”, acrescentou ela.
Desde 2013, o Encrespa Geral Manaus contribui para a luta antirracista, não apenas incentivando a auto afirmação da estética negra, mas também a auto afirmação de ser uma pessoa negra, conhecer a história, valorizar a cultura afro brasileira e de matriz africana.
O projeto, que incentiva a valorização da estética negra, traz a tona elementos da cultura afro diásporica, como o uso do turbante, cultura funk, literatura e periferia. “O movimento fomenta a cultura afro-brasileira, a valorização de artistas negros, a gente fala não só da questão estética mas também de educação”, finalizou Jéssica Dandara.
FICHA TÉCNICA
Realização: Encrespa Geral Manaus
Parceria: Grupo Picolé da Massa
Produção: Jéssica Dandara
Direção: Keila Serruya Sankofa
Direção de fotografia: João Paulo Machado
Assistente de produção: Ádria Praiano e Wallace Modesto
Trancistas: Raymonde Degohunkpe, Celestine Dossou, Carlota Maia, Ádria Praiano e Fernanda Varela