Manaus dom, 18 out
A Crítica
Entretenimento

Kamélia recebe a chave da cidade e marca início do Carnaval manauara

A boneca Kamélia é reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Estado do Amazonas desde 2015. A chegada dela simboliza o início dos festejos do Carnaval e intensifica a preparação das Escolas de Samba para o desfile no Sambódromo

Publicado em 07/01/2023 às 22h17 · Atualizado em 07/01/2023 às 23h08
Kamélia recebe a chave da cidade e marca início do Carnaval manauara
Foto: Gilson Melo

Foi dada a largada no Carnaval 2023. A boneca Kamélia chegou cheia de molejo ao solo manauara, diretamente de Salvador (BA), para dar início aos dias de folia. Ela foi recepcionada pela Corte do Carnaval manauara e ao som da banda da Polícia Militar do Amazonas em uma cerimônia no hall de desembarque do Aeroporto Eduardo Gomes, durante a noite deste sábado (07).

O prefeito em exercício, Caio André (PSC), que assume o posto por conta de uma viagem do prefeito David Almeida (Avante) e do vice-prefeito Marcos Rotta (Podemos) fez a entrega da chave da cidade ao personagem icônico da folia baré.

“É com grande alegria e com grande honra que podemos entregar a chave da cidade para a nossa Kamélia. Infelizmente durante a pandemia houve essa suspensão. Agora passado esse grande susto que toda população da cidade de Manaus passou, podemos dizer que esse é o carnaval da esperança e que estaremos todos unidos, abraçados e curtindo”, disse Caio André. 


O prefeito em exercício, Caio André (PSC), fez a entrega da chave da cidade ao personagem icônico da folia baré. (Foto: Gilson Melo)

A boneca é responsável pelo inicio do Carnaval de Manaus desde 1955, quando o então prefeito Walter Rayol ordenou que a chave da cidade fosse entregue à ela. Já em 1958, o folclórico prefeito Gilberto Mestrinho (que nesta época ainda nem era chamado de “Boto Navegador”), passou a entregar a chave pessoalmente em uma solenidade anual de abertura. 

Após o desembarque em Manaus, Kamélia seguiu em carro aberto pelas ruas de Manaus em direção ao Olímpico Clube, onde ocorre o baile em comoração a chegada da boneca e onde os foliões podem ver também os bonecos Zé Pilintra e da Banda da Bica. 

Criada em 1938, a boneca Kamélia é reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Estado do Amazonas desde 2015. A chegada dela simboliza o início dos festejos do Carnaval e intensifica a preparação das Escolas de Samba para o desfile no Sambódromo que ocorre no dia 11 de fevereiro e cujo o tema será “Carnaval 2023: O Samba Na Floresta”. 

A diretora-presidente da Fundação Municipal da Cultura, Turismo e Evento, Oreni Braga, disse que após um longo período de pandemia no qual houve a suspensão da programação carnavalesca na cidade, mais de R$ 2 milhões serão investidos no evento. A ideia, segundo ela, é colocar Manaus no circuito internacional da festividade.

“Queremos que o carnaval de Manaus se projete novamente no mercado nacional, chamar atenção dos turistas internacionais assim como é pro Rio de Janeiro e Salvador”.