Manaus seg, 2 nov
A Crítica
Entretenimento

Literatura amazonense tem destaque com lançamentos de títulos variados

História, educação, jornalismo e sustentabilidade são temas dos títulos que chegam às livrarias locais

Publicado em 15/05/2013 às 12h47 · Atualizado em 12/03/2022 às 00h50
Literatura amazonense tem destaque com lançamentos de títulos variados

Mais três obras do Projeto Edições de Livros, da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), serão lançadas nesta quinta-feira, às 18h, no hall da Biblioteca Pública do Amazonas.

“História da Igreja de São Sebastião”, do escritor Mário Ypiranga Monteiro (1909-2004), “O ensino fundamental no Acre”, de Lúcio Cavalcanti, e “Uma questão de identidade: a importância de A Crítica e Folha de São Paulo na vida do povo brasileiro”, da jornalista Eula Dantas Taveira, estão no hall desta rodada do projeto.

Vinculado ao programa Mania de Ler, o projeto Edições de Livros busca incentivar novos escritores, promover obras de autores locais e reeditar livros consagrados da literatura amazonense. Toda semana, dois ou três títulos são lançados com a presença do autor ou de algum representante dele em caso de escritores já falecidos, como é o caso de Mário Ypiranga Monteiro.

De acordo com o diretor do Departamento de Literatura da SEC, Antônio Ausier, são impressos 300 exemplares de cada obra. Desses, 60 são disponibilizados para o autor e os outros 240 farão parte do acervo da secretaria, que irão alimentar os projetos e bibliotecas do Estado. “Em 2012 já contemplamos o lançamento de 20 livros pelo projeto e até o fim do ano pretendemos chegar a 100”, adiantou.

A Crítica

No livro “Uma questão de identidade”, Eula procura mostrar o surgimento e o desenvolvimento de dois importantes jornais e faz uma comparação das principais manchetes. “Com essa delimitação é possível entender a importância desses órgãos comunicacionais na vida de muita gente e no resgate dos acontecimentos”, comentou a autora no livro.

Em “A história da Igreja de São Sebastião”, a SEC faz o lançamento da segunda edição da obra de um dos maiores escritores amazonenses, Mário Ypiranga Monteiro, dada a importância do autor e do livro, editado inicialmente em 1999, mas esgotado. Também é uma forma do Governo do Estado homenagear o centenário de fundação da Igreja de São Sebastião, comemorado em 2012.

No livro, o leitor poderá conhecer o trabalho de catequese e artístico dos frades italianos, quanto foi gasto na construção da Igreja, as discussões entre os deputados, as críticas, e o que ocorria em torno da edificação. A filha do autor, Marita Monteiro, representará o pai durante o evento.

O escritor Lúcio Cavalcanti traz ao leitor os difíceis caminhos traçados para o “plantio da semente do ensino fundamental no Acre”, última grande área incorporada ao Brasil e que em 1962 passou à categoria de Estado. Cavalcanti resgata nomes, detalhes, lutas e a consagração de um educandário.