Publicação reúne avaliações sobre espetáculos do PAN!
Na Revista Arte Documenta, críticos relatam suas apreciações acerca das obras apresentadas no evento de artes cênicas fundado no Amazonas
O Núcleo de Crítica, integrante da programação do Potência das Artes do Norte (PAN!), fez o lançamento de sua produção textual do festival na Revista Arte Documenta. São quatro textos críticos sobre os espetáculos exibidos e dois sobre o evento realizado em abril, no formato online. As críticas fazem parte do volume 7 da publicação e podem ser acessadas pelo site www.artedocumenta.com.
O Núcleo de Crítica do PAN! é uma ação pioneira no campo das artes da cena do Norte do Brasil por reunir críticos, estudantes e pesquisadores de diferentes estados do País para promover um registro apreciativo sobre as produções artísticas da região amazônica. Foram selecionadas cinco pessoas para compor o grupo: Márcio Braz (AM), Paula Barros (PA), Klara Cruz (AM), Paulo Tiago (AM) e Quemuel Costa (RN). A coordenação do Núcleo ficou a cargo de Daniele Avila Small (RJ), editora do site Questão de Crítica.
Interação
Segundo Ítalo Rui, produtor do PAN!, o Núcleo se tornou um espaço de conexão e aproximação entre debatedores, críticos e artistas amazônicos. “É curioso perceber que, mesmo sendo dos estados da Região Norte, alguns críticos também desconheciam as produções nortistas, o que mostra como incentivar essa aproximação é necessário para criarmos espaços de troca mais constantes”, dz Ítalo.
Além dos 16 textos críticos lançados na nova edição da Revista Arte Documenta, outros dois, escritos por Heloísa Sousa e Clóvis Domingos, participantes convidados do Núcleo de Crítica, foram disponibilizados nos sites Farofa Crítica (RN) e Horizonte da Cena (MG), com os títulos ‘Desviando Rotas, Reposicionando Olhares’ e ‘Navegações estético-políticas e escutas críticas a partir da travessia por um rio chamado PAN’, respectivamente.
“Totalizando os textos que foram produzidos sobre o PAN! e lançados na revista Arte Documenta, Farofa Crítica e Horizonte da Cena, temos 18 produções textuais acerca do evento. O que representa uma produção bastante interessante e volumosa sobre as artes cênicas produzidas na Região Norte e que estiveram na programação do festival”, complementa Ítalo.