Manaus sáb, 17 out
A Crítica
Entretenimento

Talharim de pupunha com parmesão e azeite

Uma receita deliciosa da top chef Helena Rizzo

Publicado em 22/05/2012 às 12h01 · Atualizado em 13/03/2022 às 06h39
Talharim de pupunha com parmesão e azeite
Foto: Talharim de pupunha com parmesão e azeite

Ingredientes

1kg de coração de palmito pupunha

500 ml de creme de leite fresco

250 g de parmesão

250 ml de leite

salsinha, o quanto baste

azeite trufado, o quanto baste

azeite de oliva, o quanto baste

mix de brotos, o quanto baste

flores comestíveis, o quanto baste

pimenta seichuan, o quanto baste

óleo, o quanto baste

sal, o quanto baste

Modo de preparo

O talharim:

1. Corte o coração de palmito pupunha em uma máquina de cortar frios no sentido do comprimento com 1 milímetro de espessura. Com uma faca, corte cada fatia em tiras como se fosse talharim e reserve.

2. Cozinhe em água fervente com sal por 2 minutos, retire do fogo e resfrie imediatamente em água e gelo. Escorra bem e reserve.

O molho parmesão:

1. Aqueça o leite, o creme de leite e adicione o parmesão cortado em pedaços pequenos. Quando ferver e o queijo derreter, retire da panela e bata em um liquidificador até ficar um creme homogêneo. Coe e reserve.

Montagem e finalização:

1. Pique finamente a salsinha e reserve.

2. Em uma frigideira aquecida, coloque um fio de óleo.

3. Em uma panela com água fervendo e sal, mergulhe o talharim por alguns segundos, o suficiente para aquecer. Retire da água, escorra bem e puxe na frigideira por alguns instantes.

4. Acrescente o molho de parmesão, a salsinha, a pimenta seichuan e um fio azeite trufado. Acerte o sal e a pimenta.

5 Coloque o talharim no centro do prato, bata o molho com um mixer e sirva com a espuma que se forma na superfície.

6.Finalize com brotos, flores e um fio de azeite de oliva.