Manaus sex, 23 out
A Crítica
Esportes

Com redenção de Júlio César e sorte, Brasil passa pelo Chile e segue vivo na Copa

Foi com sofrimento, foi no sufoco, foi na raça e no coração. Coração que quase parou de bater por várias vezes durante o jogo. Mas o Brasil passou pelo Chile nas cobranças de penalidades máximas. Agora é esperar o adversário que sai do jogo entre Colômbia e Uruguai.

Publicado em 28/06/2014 às 20h27 · Atualizado em 12/03/2022 às 10h36
Com redenção de Júlio César e sorte, Brasil passa pelo Chile e segue vivo na Copa

O Brasil passou longe de jogar bem. Ao contrário, por muitas vezes a Seleção do Chile teve mais posse de bola e deixou o time de Felipão sem alternativas de sair pro jogo. Neymar não foi nem sombra daquele jogador que passeou contra Camarões pela primeira fase da Copa. O árbitro do jogo, Howard Webb, deixou de marcar um pênalti e anulou erradamente um gol de Hulk. Restou ao, outrora criticado, goleiro Júlio César fechar o gol do Brasil e ainda contar com a trave para sair do Mineirão classificado.

O jogo começou como era esperado: com os chilenos em cima, marcando a saída de bola da Seleção Canarinho. Sem criação no meio de campo, o jeito era apelar pros chutões. A partida ficou feia. O Chile não dava espaço para os arranques de Neymar. Porém, numa cobrança de escanteio, David Luiz dividiu com a zaga chilena e a bola entrou, 1 a 0 pro Brasil.

O gol deu confiança aos brasileiros que começaram a acreditar mais. Mas numa bobeira de Hulk e da defeza do Brasil, Vargas roubou a bola e passou para Sanchez, que tocou no canto de Júlio César, que nada pode fazer. Com o jogo empatado, as ações em campo ficaram ainda mais centralizadas na área central do gramado.

Numa das raras enfiadas de bola entre a zagueiros do Chile, Hulk invadiu a área e foi tocado por trás. Howard Webb nada marcou. Em lance seguinte o mesmo Hulk dominou a bola no peito e finalizou, seria o segundo gol do Brasil. Porém, o árbitro não só anulou o gol, como também amarelou o jogador brasileiro.

Muita briga, muita marcação e criatividade zero. Foi assim até o fim do segundo tempo de jogo. Na prorrogação, as coisas pouco mudaram. Nem a entrada do veloz Willian alterou o estilo de jogo do Brasil que se arrastava em campo. Assim foi durante toda a prorrogação, onde no último ataque chileno, Pinilla colocou a bola na trave de Júlio César.

Vieram as cobranças de penalidades máximas. Foi a hora e a vez da redenção do goleiro brasileiro, que recebeu críticas por sua convocação, por estar atuando em uma equipe do Canadá. E ainda tinha a triste lembrança da Copa de 2010, na África, quando o arqueiro falhou em lance crucial onde a Holanda saiu vencedora e o Brasil eliminado do torneio.

Porém, terminadas as cobranças de pênaltis, com duas boas defesas de Júlio César e a sorte (que todo goleiro deve ter) de a bola, mais uma vez, beijar a trave. O Brasil sai do Mineirão com a vaga nas quartas de final da Copa. Agora é aguardar o jogo das 16h (hora local) entre colombianos e uruguaios. Que venha Uruguai ou Colômbia amigos!

Jogadores brasileiros choram e se abraçam no gramado. Muita emoção no Mineirão. A torcida não errda o pé do estádio.

O Brasil vence nos pênaltis por 3 a 2 a seleção chilena. Tenho certeza que tem muita gente passando mal por esse País afora. Haja coração amigos!

PERAÍ GENTE! VAMOS RESPIRAR!! O QUE É QUE FOI ISSO?!?

ACABOOOOOOOOOOUUUUUUUUUUU!!! O BRASIL ESTÁ NAS QUARTA DE FINAL DA COPA!!!

14:55 – NA TRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAVVVVEEEEEEEEE!!!!

14:54 – GOOOOOOLLLLLLLL!! BRASIL-SIL-SIL!! NEYMAR!!!

14:53 – GOL DO CHILE!! DÍAZ

14:52 – HULK PERDEU!!

14:52 – GOL DO CHILE! ARANGUIZ

14:51 – GOOOOOOLLLLLLLL!! BRASIL-SIL-SIL!!

14:50- JÚÚÚÚÚÚLIO CÉÉÉÉÉSAR PEGOU!!

14:49 – WILLIAN PERDEU!!

14:48 – JÚÚÚÚÚÚLIO CÉÉÉÉÉSAR PEGOU!!

14:47 – GOOOOOOLLLLLLLL!! BRASIL-SIL-SIL!! DAVID LUIZ!!

15’46 – O Chile escolheu o lado que sua torcida está no Mineirão.

14’45 – Howard Webb decide na moeda o lado que as cobranças serão batidas. Vamos ver quem começa batendo.

14’42 – Agora não tem mais tática, não tem mais esquema, nem tampouco espaço para FRACOS! Agora é hora de JÚLIO CÉSAR se redimir da falha de 2010. Todos confiam em você Júlio! Vamos lá Brasil!

VAMOS PARA OS PÊNALTIS!

16’55 – Apitou pela última vez na prorrogação! Vamos para os pênaltis!

15’59 – QUUUUUAAAAAAASEEE!! Ramires teve a última chance do jogo!

14’30 – QUUUUUAAAAAAASEEE!! Na trave!! Que sufoco amigos! Pinnila quase arranca o poste de Júlio César. Santa trave do Mineirão.

13’50 – Os chilenos querem o fim do jogo. Hulk tenta mais uma vez, ams isola. O jogo vai acabar!

12’40 – Bola alçada na área do Chile, nada acontece. Tá com cara de que esse jogo vai pros pênaltis.

10’51 – Brasil toca de um lado para o outro e não tenta o passe em profundidade, o juiz marca e falta e paralisa mais uma vez o jogo.

09’00 – Mas uma falta marcada em cima de Hulk, o melhor jogador em campo.

07’39 – Daniel Alves errou duas vezes seguidas. Na sobra de bola o Chile tenta o chute, mas a bola vai longde do gol de Júlio César.

05’38 – Falta marcada sobre Jô, mas o Brasil tinha a vantagem, o árbitro começa a complicar ainda mais.

03’55 – Willian entrou com muita vontade. Vai dar mais gás ao time do Brasil que parece batido.

02’10 – SUBSTITUIÇÃO NO CHILE: Sai Medel, entra Rojas.

01’03 – QUUUUUAAAAAAASEEE!! Jô, chega no cruzamento, mas a bola passa sobre o gol de Bravo.

00’05 – SUBSTITUIÇÃO NO BRASIL: Sai Oscar, entra Willian.

COMEÇA O SEGUNDO TEMPO DA PRORROGAÇÃO

14:21 – Não tem descanso, é só trocar de campo e vamos pro jogo.

TERMINA O PRIMEIRO TEMPO DA PRORROGAÇÃO

14:43 – Sanchez cobra longe do gol de Júlio César.

14:00 – CARTÃO AMARELO! Daniel Alves foi punido.

14:33 – Falta marcada por Howard Webb no fim do primeiro tempo da prorrogação.

14:45 – Neymar é lançado, mas já estava em impedimento.

12’50 – QUUUUUAAAAAAASEEE!! Hulk tenta com a perna esquerda, a forte. Bravo salva bem.

12’00- CARTÃO AMARELO! Pinilla recebe após falta em David Luiz.

11’00 QUUUUUAAAAAAASEEE!! Oscar tenta de cabeça, após boa ojgada de Hulk. Brasil começa a apertar.

09’30 – O Brasil chegou finalmente, mas na hora de chutar, sempre tem um pé chileno pra atrapalhar.

04’45 – Díaz chuta de longe, muito longe. Júlio César só observa.

03’00 – CARTÃO AMARELO! Jô recebeu o cartão depois da falta sobre o goleiro chileno.

02’12 – Falta de Jô em cima do goleiro Bravo. Lance duro do atacante do Brasil.

01’37 – Neymar cobra direto. A zaga do Chile corta.

00’37 – Hulk carrega, avança e foi empurrado. Falta pro Brasil.

COMEÇA O PRIMEIRO TEMPO DA PRORROGAÇÃO

14’00 – Serão mais dois tempos de 15 minutos cada. Lembrando que o Brasil treinou penalidades no treino de ontem, talvez já pensando numa possível decisão por pênaltes. Se a prorrogação terminar empatada, iremos para a cobrança de tiros livre diretos.

13’55 – A Seleção Brasileira não tem jogadas pra sair pro ataque. O time está preso na intermediária e não consegue ligar um contra-ataque sequer. Jogo difícil e muita coisa tem de mudar pra que o time de Felipão consiga sair do Mineirão com a vaga nas quartas de final da Copa.

VAMOS TER PRORROGAÇÃO.

TERMINA O SEGUNDO TEMPO!!

47’30 – Vamos até os 48 minutos. Acaba logo seu juiz!!

46’15 – Bola na área do Brasil. Daniel Alves tira pra escanteio. Sufoco!!!

44’30 – A bola fica rondando a área de Júlio César. O Chile procura mais o gol do que o Brasil.

43’30 – Chile chega pelas laterais do campo. Sufoco pra cima do Brasil.

41’45 – SUBSTITUIÇÃO NO CHILE: Sai Vidal, entra Pinilla.

41’16 – Neymar tenta avançar com a bola dominada mas esbarra na marcação.

40’00 – Restando cinco minutos pro fim do segundo tempo, parece que vamos ter prorrogação. Haja coração Torcida Brasileira!

38’00 – QUUUUUAAAAAAASEEE!! Hulk! O atacante fez bela jogada e finalizou. Bravo fez o milagre! Segue o empate!

35’23 – QUUUUUAAAAAAASEEE!! Neymar! Daniel Alves lançou na área, mas o atacante do Brasil cabeceou fraco, no meio gol.

34’02 – A briga é ferrenha no meio de campo. Mas ninguém tem o domínio absoluto da bola.

32’40 – O Chile toca a bola na sua intermediária. Parece querer ir pra prorrogação.

30’47 – Hulk tenta de longe, mas a bola passa longe do gol de Bravo.

28’50 – QUUUUUAAAAAAASEEE!! Jô! Quase Jô! Hulk cruza, mas Jô não alcança. Fazia tempo que o Brasil não chegava.

28’00 – Jogo feio nesse momento. Bola não para no pé de ninguém. Brasil não joga futebol.

26’53 – SUBSTITUIÇÃO NO BRASIL: Sai Fernandinho, aparentemente machucado. Entra Ramires.

24’30 – Felipão mais impaciente do que nunca. Seleção não está bem e Ramires parece que vem pro jogo.

22’00 – Hulk recebe, carrega, invade a área, recebe a marcação e cai. Nada feito. Vai pro jogo Hulk.

18’40 – QUUUUUAAAAAAASEEE!! Defesaça do goleiro brasileiro. Um milagre! Aránguiz fuzila à queima roupa. Júlio César não deixa o Chile fazer o segundo gol.

18’00 – SUBSTITUIÇÃO NO BRASIL: Sai Fred VAIADO! Entra Jô.

17’55 – Momento de intranquilidade do Brasil.

15’36 – Lá vem o Jô. Felipão conversa com o atacante do Atlético Mineiro. Vai jogar em casa.

14’18 – CARTÃO AMARELO! Luiz Gustavo entra duro em Vidal e recebeu a punição. Brasil sentiu a anulação do gol.

10’30 – SUBSTITUIÇÃO NO CHILE: Sai Vargas, entra Gutiérrez.

10’00 – CARTÃO AMARELO! Além de anular o gol de Hulk, o árbitro ainda o premiou com um cartão amarelo.

09’04 – GOL!! MAS NÃO VALE!! Hulk faz o gol, mas o árbitro marca o toque do atacante brasileiro.

07’30 – Daniel Alves tenta o lançamento na área, mas a bola vai nas mãos do goleiro Bravo. Segue o 1 a 1.

05’50 – Um perde e ganha no meio de campo. Tem jogador do Brasil no aquecimento. Vem mudança por aí.

03’50 – QUUUUUAAAAAAASEEE!! Fernandinho tenta de longe. Bravo voa, mas a bola passa do lado direito do goleiro do Chile.

02’20 – Júlio César tira de soco. Boa defesa do goleiro brasileiro.

01’05 – Marcelo ficou no chão sentindo entrada de Alexis. Falta para o Chile cobrar pelo lado esquerdo do ataque.

COMEÇA O SEGUNDO TEMPO!

13:05 – Sem mudanças em nenhumadas equipes. Howard Webb vai autorizar a volta do jogo.

13:04 – Seleção Brasileira posicionada pra voltar ao gramado. Vamos lá Brasil!

12:55 – Pausa pra respirar porque o jogo tá tenso, tá pegado e tá difícil. Lembrando que se permanecer o empate, o jogo vai para a prorrogação e depois pênaltes. Mas vamos lá Brasil. Vamos começar o mata-mata da Copa com um Viva Brasil!

TERMINA O PRIMEIRO TEMPO

47’00 – Marcou pela última vez o sr. Howard Webb.

46’20 – Escanteio cobrado pelo Chile e a zaga do Brasil corta.

45’10 – QUUUUUAAAAAAASEEE!! Que é isso Luiz Gustavo?! Sufoco pra cima de Júlio César que evita o gol chileno.

44’15 – Fred tentou cabecear, mas não alcançou a bola. Na queda, ficou sentindo o tornozelo.

43’15 – QUUUUUAAAAAAASEEE!! Dessa vez foi Fred. O atacante chegou bem , mas a marcação chegou junto. Na sequência, Bravo voa e, de soco, corta o cruzamento.

42’00 – QUUUUUAAAAAAASEEE!! Daniel Alves tenta de longe, boa defesa de Bravo.

41’00 – QUUUUUAAAAAAASEEE!! O Chile chega e chega com perigo!

39’30 – Cartão Amarelo! Silva foi o amarelado da vez.

38’50 – QUUUUUAAAAAAASEEE!! Neymar recebe na área, cortou pra dentro mas foi bloqueado. Na sequência Fred isola.

37’50 – O Brasil faz uma blitz em cima da defesa chilena. Mas a zaga do Chile tira do jeito que pode. David Luiz faz falta e o jogo para.

35’00 – QUUUUUAAAAAAASEEE!! Neymar! O atacante tentou de cabeça, mas houve o desvio. Quase o Brasil passa na frente do placar de novo.

31’40 – GOOOOOOLLLLLLLL!! DO CHILE!! Alexis Sanchez. Depois de bobeira do Brasil, Marcelo cobrou o lateral, Hulk deu mole pra Vargas que tocou para Sanchez. O atacante do Barcelona chutou no canto de Júlio César. Agora Brasil 1 x 1 Chile.

31’04 – O Chile dá um sufoco na zaga do Brasil. David Luiz espana como dá.

28’30 – Neymar no chão após entrada de Vidal. Falta pro Brasil cobrar pela esquerda do ataque.

27’45 – Daniel Alves cruza, mas Fred estava no chão. Lance esquisito. Tá bom que o atacante já fez gols no chão, mas assim já é demais.

26’45 – Mais uma falta dura em cima de Neymar. Dessa vez foi Silva que apelou pra cima do craque da seleção.

25’00 – Neymar arranca bonito em direção ao gol de Bravo. Mas na hora de finalizar o chute sai fraco e sem direção. Uma pena!

23’00 – Time chileno é catimbeiro, sabe irritar o adversário. O alvo é Neymar, o craque não pode entrar na pilha do Chile.

21’50 – Neymar dá o combate no meio, não pode receber o cartão amarelo. Se não fica de fora das quartas de final.

20’10 – Depois do gol, o Chile tenta se arrumar. A torcida no Mineirão vai à loucura!

17’25 – GOOOOOOLLLLLLLL!! BRASIL-SIL-SIL!! David Luiz, após escanteio de Neymar, a bola sobra livre para o zagueiro do Brasil. Agora Brasil 1 a 0 Chile.

16’00 Cartão Amarelo! Mena botou a mão na bola e recebeu a punição.

15’30 – Neymar, ah Neymar! O atacante recebeu a bola de graça e teve a chance de finalizar, mas demora. Perdeu uma boa chance o Brasil.

14’30 – Neymar cobra bem a falta. Bravo voa bonito e pega a bola. Boa defesa do goleiro chileno.

12’40 – Opa Opa Opa! Hulk invade a área e é derrubado pela zaga chilena. O juiz manda o jogo seguir.

12’00 – Marcelo briga, toma a bola, rola para o Oscar. Era pra chutar, mas o meia resolveu passar.

10’16 – Sanchez cai pela esquerda da defesa do Brasil, tenta cruzar, mas Julio Cesar pega firme.

08’45 – E o Chile sempre cai pelo lado direito da defesa do Brasil, procurando as costas de Daniel Alves.

07’02 – Lá vai Hulk pela direita e tenta o cruzamento. Nas mãos de Bravo. Segue o jogo: 0 a 0.

05’56 – Diaz também tenta, mas Júlio César só acompanha a saída da bola.

05’11 – Marcelo tenta após o escanteio. A bola passa ao lado do gol. Sem perigo pra Bravo.

04’16 – Luiz Gustavo tenta o avanço pela direita. Escanteio pro Brasil.

03’24 – Jogo promete ser muito pegado. Marcação dura no meio, sem espaços pra ninguém.

02″15 – Fernandinho fez falta dura em Aranguiz.

00’50 – Howard Webb já marcou duas faltas em menos de um minuto de jogo.

COMEÇA O JOGO!!

13:00 – Vai começar!! Todos à postos!

12:59 – Neymar terá torcida especial no Mineirão. Bruna Marquesine na galera!

12:58 Como já era esperado, a Torcida no Mineirão canta o hino brasileiro até o final. Emoção !! de Arrepiar!!

12:57 – Hino Nacional do Brasil. É com você torcedor brasileiro!

12:56 – Torcida chilena tenta cantar o hino chileno até o final, mas a vaia dos brasileiros abafou o canto.

12:55 – A Onda Vermelha canta a todos pulmões o hino chileno. Muiot bonito.

12:54 – Hino Nacional do Chile no Mineirão.

12:50 – Os torcedores da La Roja também estão no Mineirão. Eram esperados mais de 30 mil chilenos em Belo Horizonte para o jogo de hoje.

12:48 – O MIneirão vai ferver hoje. A torcida promete empurrar o Brasil rumo as quartas de final da Copa.

12:46 – O Brasil vai de: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar.

12:45 – O Chile vai de: Claudio Bravo; Francisco Silva, Gary Medel e Gonzalo Jara; Isla, Marcelo Diaz, Aránguiz, Vidal e Mena; Vargas e Alexis Sanchez.

12:43 – Já saíram as escalações das duas equipes.

Em 1962, na casa deles, no Chile, tomaram de 4 a 2. Na França, em 1998, mais um vareio, 4 a1. E na África, em 2010, foi uma moleza: 3 a 0. Neste sábado (28), na nossa casa, o Brasil tem a obrigação de despachar mais uma vez a “La Roja” de volta pra Santiago. Não saia daí, o jogo começa às 12h, e no cardápio do almoço de hoje, teremos Chile à moda da casa.