Coreia do Norte vence o Japão e é tricampeã mundial sub-20
Choe Il-son marcou o gol da vitória sobre as japonesas na final da competição que aconteceu na Colômbia
Durante boa parte das últimas quatro semanas, houve uma sensação de que esse excelente time da Coreia do Norte era imbatível. Enquanto outros decaíam fisicamente, elas melhoravam; enquanto a confiança alheia vacilava, a Coreia se tornava mais confiante.
Um por um, as norte-coreanas derrubaram alguns dos maiores nomes do torneio – dentre eles estava o Brasil, que sonhava com o primeiro título e foi eliminado pela Coreia do Norte nas quartas de final. Depois, na semifinal, os Estados Unidos caíram diante delas.
Agora, foi a vez de o Japão perder a final.
Com isso, a Coreia do Norte se junta a Alemanha e EUA como as únicas tricampeãs da Copa do Mundo Feminina Sub-20. É significativo que tenha sido esta geração – uma das melhores da história do torneio – a atingir essa marca.
Entre o fim da tarde e o início de domingo (22), em Bogotá, o Japão chegou tão perto do gol quanto chegou perto da cordilheira de Monserrate, que circunda o Estádio El Campin. No fim das contas, as japonesas estiveram quase sempre distantes da rede.
O time comandado por Ri Song-ho controlou a partida desde o início e nunca reduziu o ritmo, sufocando o Japão com uma pressão implacável, movimentação vertiginosa sem a bola, contra-ataques venenosos e finalizações cirúrgicas.
Trata-se de um trabalho em equipe de alto nível, mas, no centro deste coletivo, estava a vencedora da Chuteira de Ouro da adidas, Choe Il-son. A jovem de 17 anos exigiu uma defesa inteligente de Akane Okuma logo no comecinho do jogo, antes de abrir o placar com um golaço aos 15 minutos do primeiro tempo.
Ela dominou a bola pela esquerda do ataque, passou facilmente por duas marcadoras (Rio Sasaki e Aemu Oyama) e acertou um chute espetacular direto para o gol.
O Japão teve dificuldade para resistir à pressão coreana, e muitas vezes acabou recorrendo às finalizações de longa distância porque não conseguia invadir a área. Em uma destas tentativas, Manaka Matsukubo fez a bola raspar o travessão.
As japonesas finalmente tiveram seu primeiro chute a gol (com alvo certo) aos 82 minutos, mas a fraca tentativa de Shinomi Koyama foi defendida pela arqueira Un Gyong Chae.
E a Coreia do Norte, nação dominante na Colômbia 2024, agora é tricampeã mundial.