Manaus sex, 16 out
A Crítica
Esportes

Joãozinho inicia nova jornada no Nacional FC

Com história de superação dentro e fora de campo, atacante vai defender o Leão da Vila Municipal na estreia do Campeonato Amazonense 2026

Publicado em 08/01/2026 às 23h43
Joãozinho inicia nova jornada no Nacional FC
Foto: Fernando Vasconcelos

Na semana de estreia, o Nacional FC conta em seu elenco um jogador que carrega uma identificação verdadeira com o Estado do Amazonas. Desde a primeira passagem pelo estado, o atacante Joãozinho criou laços, viveu desafios e entendeu que parte importante da sua história no futebol também passaria por aqui. Agora, retorna mais maduro e fortalecido para defender o Leão da Vila Municipal no Campeonato Amazonense 2026.

Nada na vida de Joãozinho foi simples. A infância foi dura, marcada por limitações financeiras, mas também por um apoio incondicional dentro de casa. “Minha infância foi bem difícil, vim de uma família de classe baixa, porém meus pais sempre fizeram o máximo para mim, sempre apoiando meus sonhos”, relembra o atacante.

O início

O pai Adenilson foi o primeiro parceiro de bola, levando o filho para os tradicionais “golzinhos de rua”, improvisados com chinelos. Ali, ainda criança, ele aprendeu a gostar de fazer gols e a acreditar que poderia ir além. 

“Meu pai me levava para jogar futebol com ele desde criança, esses golzinhos de rua, com chinelo. Ele dizia que era pra chutar entre os chinelos. Desde novo gostei dessa brincadeira de fazer gols”, conta Joãozinho, com a memória viva de onde tudo começou.

A caminhada, no entanto, não foi linear. Em 2014, após um bom ano na base, veio um dos momentos mais delicados da carreira. A falta de oportunidades o afastou do futebol e quase colocou um ponto final no sonho. “Queria novas oportunidades e no clube em que eu estava não vi isso. Acabei rescindindo o contrato e parando de jogar”, lembra. 

A volta só aconteceu em 2015, impulsionada por conselhos que mudaram o rumo da história. “Recebi muitos conselhos para não abrir mão do meu sonho, porque futuramente eu poderia me arrepender. E assim segui.”

No futebol amazonense

Em 2024, já no futebol amazonense, outro duro golpe. Atuando pelo Manauara, Joãozinho sofreu uma lesão no início da temporada e precisou passar por cirurgia no joelho. O medo de não voltar aos gramados foi real. Mesmo assim, ele escolheu guardar o lado humano da experiência. “Infelizmente sofri uma lesão no começo da temporada, que impossibilitou uma história mais linda por lá, mas fiz grandes amizades naquele clube”, afirma.

Foi nesse período que o atacante se apoiou ainda mais em seu maior ídolo. “Sou muito fã do Ronaldo, não só por todo o talento, mas pela resiliência que teve durante toda a carreira.” Assim como o Fenômeno, Joãozinho precisou reaprender a acreditar no próprio corpo e na própria história.

Nova fase 

A resposta veio em 2025, ano que marcou uma verdadeira virada. Ele foi campeão da Terceira Divisão do Campeonato Goiano com o Bom Jesus e, antes disso, participou do acesso da URT à elite do Campeonato Mineiro, sendo decisivo com gol na reta final. “A cada conquista você amadurece mais um pouco. No dia a dia, nos jogos, nos momentos decisivos, tudo isso te faz chegar com mais confiança e mais calejado”, explica.

Aos 31 anos, Joãozinho traz na bagagem um longo histórico no futebol de Goiás, com passagens por Anapolina, Aparecidense, Goianésia e Goiânia, além de um feito expressivo em 2021, quando terminou a temporada como o terceiro maior artilheiro do Brasil, com 26 gols.

No Leão

Agora, vestindo o azul do Nacional, Joãozinho inicia mais um capítulo da sua trajetória. O projeto do Nacional FC foi determinante, o clube tem pela frente Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro Série D e Copa Verde, além do Estadual. 

“Voltei pelo projeto do Nacional, pela belíssima história e pelo fato de o clube ter calendário cheio. Participar de quatro competições me fez escolher voltar pra cá. Gostei do clube por querer voltar aos anos de glória, por querer ser um clube vencedor. Isso me fez escolher o Nacional para essa temporada”.

Estreia 

Titular em jogo-treino, Joãozinho só espera chegar na estreia do Nacional FC no Campeonato Amazonense 2026. A partida acontece no domingo (11), contra o Itacoatiara, na Arena da Amazônia.