Julgamento de Oscar Pistorius terá desfecho na quarta-feira (20)
Paratleta, Pistorius chorou muito durante todo o julgamento da fiança, principalmente na divulgação de seu depoimento
O paratleta sul-africano Oscar Pistorius, 26, acusado de matar a modelo e namorada Reeva Steenkamp na madrugada da última quinta-feira, teve o julgamento adiado para esta quarta-feira (19). O Promotor do caso, Gerrie Nel solicitou que o processo tivesse sequência apenas no dia seguinte, para que pudesse consultar o responsável pelas investigações, Hilton Botha. A acusação quer que o campeão paraolímpico seja julgado por assassinato premeditado da modelo Reeva Steenkamp, namorada do atleta.
Como prova de acusação, Nel afirma que Pistorius colocou suas próteses para perseguir a modelo após a discussão. Roupas e um estojo de maquiagem da modelo estariam na casa, o que contrariaria as alegações da defesa de que o corredor não soubesse da presença de Steenkamp no local.
A defesa de Pistorius tentou desqualificar as acusações de premeditação e manteve a tese de crime acidental. De acordo com o advogado Barry Roux, o fato dos disparos terem ocorrido através da porta comprovariam que o atleta confundiu a namorada com um possível invasor, tendo atirado sem a intenção de matar da modelo.
“Não consigo entender como eu poderia ser acusado de assassinato, muito menos um assassinato premeditado, se não tinha a intenção de matar a minha namorada Reeva Steenkamp”, disse Pistorius, em depoimento lido pelo advogado de defesa.
A versão contada pelo atleta afirma que Pistorius estava dormindo quando ouviu barulhos estranhos no banheiro. Acreditando que a namorada estava ao seu lado na cama, o atleta achou se tratar de um invasor e disparou quatro vezes contra a porta do cômodo. Ao acender as luzes, o campeão olímpico teria percebido o engano e tentou salvar a modelo, mas sem sucesso.
Pistorius chorou muito durante todo o julgamento da fiança, principalmente na divulgação de seu depoimento. A leitura precisou ser interrompida pelo advogado de defesa para que o atleta pudesse se recompor, auxiliado por familiares.
O corpo de Reeva Steenkamp foi cremado nesta terça-feira, em uma cerimônia restrita em Port Elizabeth. A modelo foi encontrada morta com quatro tiros e ferimentos no crânio na quinta, na casa de Pistorius. A polícia achou um taco de críquete ensanguentado no local, mas não divulgou oficialmente os resultados da perícia no objeto.
Pistorius está preso desde a morte de Steenkamp. Ídolo do atletismo, o velocista conhecido como “Blade Runner” usa próteses de fibras de carbono nas pernas. Ele foi o primeiro atleta amputado das duas pernas a competir em Olimpíada. Em Londres, ele alcançou as semifinais da prova dos 400 m – ele também fez parte da equipe de revezamento 4×400 m da África do Sul.