Manaus FA é excluído dos playoffs da Super Liga e recorre da decisão
Presidente contesta W.O. aplicado verbalmente e alega falta de notificação formal, solicitando reconsideração junto à Liga
O cenário dos playoffs do Regional Norte da Super Liga de Futebol Americano ganhou contornos inesperados, marcado por uma reviravolta surpreendente na segunda-feira (29). A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), irá oficializar a saída do Manaus Futebol Americano da temporada 2025.
Segundo eles, o motivo foi a aplicação de W.O na partida cancelada contra o Tubarões do Cerrado que ocorreria no domingo, em Brasília. Sendo assim, o Manaus Cavaliers foi inserido na final da Conferência Centro-Norte.
O que diz o Manaus FA?
O presidente do Manaus Futebol Americano Renner revelou, que entrou em contato com o presidente do Tubarões do Cerrado, Pedro Braga, para discutir a possibilidade de alteração da data do confronto válido pelo Regional Norte da Super Liga de Futebol Americano por questões de atraso no repasse das emendas parlamentares que gerou dificuldades financeiras para a viagem da delegação.
“Entrei em contato por ligação telefônica com o presidente do time Tubarões do Cerrado, Pedro Braga, para tratar sobre a possível mudança de data da partida. Expliquei que estávamos enfrentando atraso no repasse das emendas parlamentares, o que dificultava a realização da viagem na data inicialmente prevista. Pedro Braga informou que verificaria a possibilidade de alteração, ressaltando que dependeria da disponibilidade do campo onde a equipe manda seus jogos”, comentou Renner.
O presidente da Liga, Lafaiete Jr, informou que levaria todas as informações apresentadas ao comitê gestor da competição para análise e definição dos próximos passos. Durante a reunião, a equipe foi comunicada de que todos os pontos haviam sido ponderados e que a Liga estudaria a melhor forma de anunciar o não acontecimento da partida entre Manaus FA e Tubarões. Foi assegurado que não seria aplicada punição por W.O.Entretanto, em consenso, decidiu-se pela aplicação de uma multa administrativa de R$ 10 mil mantendo a equipe na competição.
“O Presidente Lafaiete Jr, orientou a equipe do Tubarões do Cerrado a realizar uma publicação oficial no Instagram comunicando o cancelamento da partida. A justificativa apresentada deveria destacar que o motivo do cancelamento estava relacionado a problemas logísticos. Em nenhum momento nas nossas conversas ele me avisou sobre o W.O”, comentou.
Renner também propôs a realização da partida em Brasília ou em Goiânia, conforme alinhamento prévio com o presidente da Liga, mas a sugestão foi rejeitada pelo presidente dos Tubarões, a justificativa seria que ele ficaria sem o head coach da equipe que iria se ausentar por questões pessoais.
Na segunda-feira, pela manhã, uma chamada de vídeo reuniu os três membros do comitê gestor da competição Lafaiete Jr, Vinícios Hames e Rodrigo Nascimento para comunicar uma mudança na decisão tomada cinco dias antes. Durante a reunião, foi informado que, para não prejudicar a gestão geral da competição, a medida mais adequada seria a exclusão do Manaus FA por W.O. A decisão foi apresentada verbalmente, sem documento formal, e considerada final, sem possibilidade de questionamento. Na reunião, foi apresentada uma versão distorcida sobre o conceito de W.O, sem considerar o que estabelece a legislação desportiva vigente (CBJD) a respeito do tema.
“Na reunião realizada com as equipes, foi observado um grande desconforto em relação à decisão tomada. Em nenhum momento nos foi garantido o direito ao contraditório, e até a
presente data de segunda-feira não recebemos nenhuma notificação formal sobre o assunto. Além disso, não foram apresentados os ritos de processos disciplinares ou administrativos que permitissem a análise de nossas alegações”, finalizou.
O Manaus abriu um Requerimento de Reconsideração junto com os advogados, no ofício ainda diz que em nenhum momento houve solicitação formal ou informal por parte do Manaus para o afastamento voluntário ou exclusão da competição.