Manaus sex, 16 out
A Crítica
Esportes

Paysandu volta a vencer o Nacional e conquista título da Copa Norte

Mesmo com todo o apoio de sua torcida, o Leão da Vila Municipal foi goleado por 4 a 2 na decisão

Publicado em 28/05/2026 às 23h41 · Atualizado em 28/05/2026 às 23h47
Paysandu volta a vencer o Nacional e conquista título da Copa Norte
Foto: Daniel Brandão/ A Crítica

O Nacional FC levou a pior na grande final da Copa Norte, ao sofrer a derrota por 4 a 2 (agregado de 5 a 2) para o Paysandu SC, mesmo jogando em Manaus, com a torcida Azulina, que lotou o Estádio Carlos Zamith, nesta quinta-feira. Os gols do Papão foram marcados por Caio, Kleiton, Thayllon e Marcinho. Do lado do Naça, Kaio Wilker balançou as redes duas vezes.

Com o troféu da Copa Norte, o time paraense garantiu a vaga na próxima fase da Copa Verde de 2026, quando enfrentará o Anápolis, que conquistou a Copa Centro-Oeste na quarta-feira. O Nacional, por sua vez, agora volta suas atenções para a Série D do Brasileiro.

O jogo

O Paysandu começou colocando velocidade nas jogadas, e já deu trabalho para o Nacional desde os primeiros minutos. Aos 2′, Thalyson recebeu na frente, após bobeira da marcação e marcou o gol, mas o árbitro deu o impedimento, confirmado pelo VAR.

Porém, aos 10, não teve jeito. Marcinho cobrou falta pela direita, o goleiro Caio Alan espalmou sem jeito, e Caio Mello não desperdiçou a chance, chutando forte para abrir o placar para o Papão no Zamith.

O Nacional tentou esboçar uma reação, quando Miliano recebeu o passe de Renanzinho e fez o cruzamento. Rafa Marcos tentou de cabeça, a bola passou perto do gol, mas subiu um pouco mais e o gol de empate não saiu. No entanto, apesar dos avanços do Leão da Vila, foi o Paysandu ampliou. Aos 26 minutos, Kleiton recebeu a bola na grande área, e chutou forte, de longe. A bola toca no chão e bate no “morrinho”, enganando o goleiro Caio Alan.

O Nacional conseguiu boa chance aos 40 minutos em escanteio cobrado por Renanzinho, Thiago Lopes desviou e a bola acabou interceptada no caminho.

No segundo tempo, o Leão era quem precisava correr atrás do placar, mas o time que chegou com perigo logo nos primeiros minutos foi o Paysandu. Aos 5′, em bela troca de passes, o visitante chegou à frente: o último a receber foi Kleiton, que limpou o goleiro e serviu Thayllon, livre, para ampliar a vantagem. 3 a 0.

Mas, mesmo com a desvantagem grande no placar, o Azulino seguia tentando chegar ao gol. Aos 14′, Ryan avançou pela direita e cruzou; a bola chegou a Kaio Wilker, que mandou uma bomba, acertando o travessão.

Aos 20′, após cobrança de lateral e bola lançada na área, Kaio Wilker, que entrou no intervalo do jogo, recebeu a bola, de frente para o gol, e mandou a redonda para a rede, descontando para o Naça. 3 a 1. E foi ele mesmo quem fez mais um, aos 30 minutos, quando recebeu a bola na grande área, pela esquerda, e chutou certeiro marcando mais um golaço para o Leão. 3 a 2.

A reação do time amazonense animou a torcida, mas a alegria não durou muito. Aos 36′, Marcinho recebeu na área, se livrou da marcação e finalizou, por cima do goleiro Caio Alan para marcar o quarto do Papão. A partir daí, entre gritos de ólé’ e ‘é campeão’  da torcida bicolor, o Paysandu esperou o apito final para levantar a taça da Copa Norte mais uma vez.

 

Ficha técnica:

Nacional FC: Caio, Ryan santos, Michel, Thiago (Renan Luka), Rodrigo (Caio Wilker), Wendel, Varão, Rafa Marcos (Vitinho), Renanzinho (Kevin Mercado), Miliano, Caio Mancha (Giva). Técnico: Júlio César Nunes. 

Paysandu SC: Gabriel Mesquita, Edílson, Castro, Yeferson Quintana, Facundo Bonifazi, Pedro Henrique, Caio Mello, Marcinho, Thalyson (Thayllon), Kleiton Pego (Lucas Pedroso), Ítalo.  ​Técnico: Júnior Rocha.

Gols: Caio Mello (10′, do 1T), Kleiton (26′, do 1T), Thayllon (5′, do 2T) e Marcinho (36′, do 2T);.Kaio Wilker (20′ e 30′ do 2T) 

Árbitro: Paulo Henrique Schleich Vollkopf (MS)

Estádio: Carlos Zamith

Público e renda: 6.132/ R$ 82.640,00