Abacaxi do AM recebe selo de melhor do Brasil
O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) publicou ontem (09), em sua revista oficial, a Indicação Geográfica (IG) do abacaxi de Novo Remanso e Vila do Engenho (Itacoatiara) e Caramuri (zona rural de Manaus). Trata-se do reconhecimento nacional da qualidade do abacaxi amazonense, que passa, agora, a ser considerado o melhor do Brasil por seu sabor singular e naturalmente doce. A certificação traz muitas vantagens econômicas.
Valorização Com a IG, o valor do produto aumenta no mercado nacional e internacional e, regionalmente, entra na categoria de produção diferenciada a exemplo das IG do INPI do Peixe Ornamental de Barcelos, do Guaraná de Maues e da farinha Uarini do Médio Solimões.
Vantagem No viés da agroindústria, o beneficiamento do abacaxi com IG do INPI ganha notoriedade e valoriza-se nacionalmente frente às agroindústrias de outros Estados. As terras duplicam de valor e a produção entra na tradição gourmet imediatamente.
Colaboração O Sebrae/AM colaborou com cerca de R$ 300 mil em investimentos ao longo de quatro anos no auxílio de todas as etapas, para que o abacaxi de Novo Remanso e região do seu entorno até Caramuri obtivesse a IG do INPI. “Nos sentimos valorizados e reconhecidos por esta conquista nacional que beneficia o Amazonas”, disse a superintendente do Sebrae, Lamisse Said Cavalcanti .
Mulheres Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a vereadora Mirtes Salles assumiu o posto de secretária da mulher no Republicanos. Mirtes afirma que quer treinar as mulheres para que elas possam realmente ser eleitas no pleito de 2020 e não apenas para que cumpram a cota obrigatória do partido.
Atendimentos O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/Aleam), deputado estadual João Luiz (Republicanos), solicitou, na manhã de ontem (9), informações sobre a quantidade de atendimentos realizados pelo Hospital Adventista de Manaus a usuários SUS a partir de 1º de março deste ano.
Na UTI Ex-secretário de Educação do Amazonas, ex-ministro da Educação do governo Temer e atual secretário de Educação de São Paulo, Rossieli Soares foi transferido ontem (9) para um leiito UTI, por complicações decorrentes da Covid-19. Ele está internado com a doença desde o dia 2 de junho.
Nova direção A Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC) está sob nova direção. O advogado e publicitário Edval Machado Júnior assumiu a presidência da agência. Anteriormente desenvolvendo consultoria para a Susam, o advogado aceitou o convite para assumir a presidência da AADC.
Extensão A Faculdade Santa Teresa, em parceria com uma das maiores plataformas de ensino do país, o Centro Preparatório Jurídico (CPJur), passou a disponibilizar aos estudantes acesso a cursos de extensão e de preparação para ingresso no mercado de trabalho.