Aleam realiza testagens após servidores apresentarem sintomas de Covid
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) está realizando testeagem em massa de Covid-19 em servidores que estão atividade presencial, após funcionários de vários gabinetes apresentarem sintomas da doença. Os exames estão sendo feitos no Centro Médico da Casa Legislativa.
Durante sessão desta terça-feira (15) os deputados demonstraram preocupação com o número de casos no Amazonas. A deputada Alessandra Campelo (MDB) chegou, inclusive, a falar de um possível retrocesso na reabertura do comércio caso não haja conscientização da população. "Se tivermos que retroceder, isso vai ser ruim para a economia (..) Esses números tem muito mais a ver com o relaxamento das pessoas".
A deputada Mayara Pinheiro (Progressistas) anunciou que a presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Dra. Rosemary Pinto, estará presente em uma reunião da Comissão de Saúde, juntamente com infectologistas, representantes do Ministério Público e pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), na próxima segunda-feira (21). “Assim como o deputado Wilker Barreto, sugiro que a líder do Governo envie um requerimento pedindo um planejamento caso haja uma explosão no número de casos”.
Minutos antes, o deputado Wilker Barreto (Podemos) sugeriu que as pessoas com sintomas voltem a procurar o Hospital Delphina Aziz, ao invés de procurarem Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Serviços de Pronto Atendimento (SPAs). “Pode acabar espalhando o vírus nestes locais”.
A Aleam ainda está em regime híbrido de trabalho, mas há informações de que algumas comissões e gabinetes estão extrapolando o número de servidores recomendados.