Até agora, apenas quatro estão aptos
A menos de 20 dias para o fim do prazo de julgamento de candidaturas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), dos onze candidatos a prefeito de Manaus, apenas quatro tiveram seus registros aprovados até ontem: Alberto Neto (Republicanos), Amazonino Mendes (Podemos), Coronel Menezes (Patriota) e Gilberto Vasconcelos (PSTU) . Os demais ainda aguardam julgamento. Mesmo com meses de preparação antes das eleições, a maior pendência encontrada pelo TRE é documentação incompleta.
Marketing? Após repercussão da ação do candidato Alberto Neto, que rendeu um assaltante de ônibus durante bandeiraço na Zona Leste, o delegado Costa e Silva, candidato a vice-prefeito pelo Patriota, foi até duas unidades policiais para confirmar a veracidade da ocorrência. Até a tarde de ontem, ele não havia divulgado o desfecho da “investigação pessoal”.
Plágio? Candidato a vice-prefeito pelo Podemos, Amazonino Mendes, divulgou vídeo de campanha eleitoral usando o mesmo slogan de Romero Reis, candidato pelo Partido Novo: Manaus tem Pressa. A frase também dá nome à coligação que o empresário faz parte.
Cadê o Negão? Apostando na campanha pela internet, o candidato Amazonino Mendes é o único candidato que não divulga agenda de campanha. Ele foi para São Paulo na última sexta-feira tratar do fundo partidário e segundo informações levantadas pela coluna, ainda não retornou à Manaus.
Agressão A Comissão da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas, presidida pela deputada estadual Alessandra Campelo, está acompanhando o caso da universitária agredida por um policial ontem, no Prosamim Mestre Chico, no Centro. “Queremos que o crime seja investigado e os responsáveis, punidos. Não vamos admitir nenhum tipo de agressão covarde contra uma mulher”, frisou Alessandra.
Agressão 2 Mesmo com vídeo mostrando claramente a agressão sofrida por uma jovem de 18 anos, estudante do curso de jornalismo, a “ação dos policiais” ainda será investigada, segundo informou a SSP. Enquanto isso, os PMs ficarão afastados de suas funções.
Bolsonaro na BR 319 O senador Eduardo Braga (MDB) anunciou ontem que o presidente Jair Bolsonaro deve estar presente no início das obras de pavimentação do lote “Charlie” da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO). Braga é mais um dos políticos do Amazonas que agradeceram Bolsonaro publicamente.
Pêsames A Epson do Brasil divulgou nota de pesar pelo falecimento de Celso Piacentini, diretor de Relações Governamentais da Jabil Brasil Indústria Eletroeletrônica Ltda. Ele faleceu ontem, em São Paulo. Celso foi responsável pelo projeto de fabricação nacional dos vídeo-projetores Epson na Jabil em Manaus.
Votação no TJ O Tribunal de Justiça do Amazonas realizou na última terça-feira a votação dos nomes dos candidatos a membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, na classe dos advogados. Os três mais votados foram: Giselle Falcone Medina Pascarelli Lopes, que recebeu 17 votos; Cristian Mendes da Silva, com 15 votos, e Kon Tsih Wang, com 10 votos.
Manejo de jacarés A Aleam aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do deputado Sinésio Campos (PT), permitindo que o Estado e os Municípios possam criar, na forma da lei, áreas de reserva, proteção, conservação, uso e manejo comunitário sustentável de jacarés e tartarugas.