Manaus dom, 8 nov
A Crítica
Geral

Atirador mata seis pessoas na Polônia

Homem abriu fogo contra pessoas que circulavam pela Praça do Mercado Principal, um dos pontos turísticos mais movimentados de Cracóvia

Publicado em 07/11/2026 às 19h22
Atirador mata seis pessoas na Polônia
Homem estava fortemente armado e abriu fogo na praça Foto: Reprodução

Seis pessoas morreram e pelo menos 15 ficaram feridas após um homem abrir fogo contra pessoas que circulavam pela Praça do Mercado Principal, um dos pontos turísticos mais movimentados de Cracóvia, na Polônia. O ataque aconteceu na tarde deste sábado (7), por volta das 15h, no horário local.

De acordo com informações das autoridades polonesas, o suspeito, um cidadão do país com idade entre 24 e 25 anos, teria dirigido um carro pela região e efetuado disparos aleatoriamente contra pedestres. As vítimas são quatro mulheres e dois homens. Entre os mortos está um cidadão britânico.

A ação provocou pânico entre moradores e turistas que estavam na praça. Testemunhas relataram que pessoas correram para se abrigar em lojas, restaurantes e estabelecimentos comerciais próximos ao local. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a movimentação de equipes de emergência e policiais durante o atendimento às vítimas.

Suspeito foi baleado e preso

Segundo a polícia, o atirador usava roupas de estilo militar e colete à prova de balas, além de portar uma arma longa. Durante a perseguição, houve confronto com policiais, que atiraram contra o suspeito. Ele ficou ferido, foi detido e encaminhado a um hospital, onde passou por atendimento médico.

As autoridades informaram que outras armas de fogo e uma grande quantidade de munições foram encontradas dentro do veículo utilizado pelo homem. Dois policiais também ficaram feridos durante a ocorrência, um deles em estado considerado muito grave.

Investigação apura motivação do ataque

O governo polonês informou que o suspeito apresentava posições consideradas radicais e ultranacionalistas, com possível influência da ideologia de extrema direita. O ministro da Defesa da Polônia classificou o episódio como um ato de terror contra a população de Cracóvia. Até o momento, as autoridades investigam as circunstâncias e a motivação do crime.

Em um desdobramento da investigação, o primeiro-ministro Donald Tusk informou que três pessoas, possivelmente familiares do suspeito, foram encontradas mortas na residência dele, na cidade de Ostrowiec Świętokrzyski, a aproximadamente 150 quilômetros de Cracóvia. A possível relação entre essas mortes e o ataque ainda é investigada.

Diante da tragédia, a prefeitura de Cracóvia decretou luto oficial até quarta-feira (11). O episódio provocou comoção no país e mobilizou autoridades de diferentes nações, que manifestaram solidariedade às vítimas e aos familiares.

Leia também

Voltar para Geral